A Prefeitura de Sant’Ana do Livramento respondeu um pedido de informações feito pelos vereadores Aquiles Pires e Dagberto Reis, da bancada do PT, na última sexta-feira (01), quando afirmou que utilizará bolsas de cimento empedrado para confecção de calçadas e pisos nas escolas da rede municipal de ensino. No mesmo documento, a secretária de Educação, Elisângela Duarte, afirmou que no dia 14 de novembro, quando os parlamentares realizaram uma fiscalização do almoxarifado da SME e localizaram o material, havia 150 bolsas no local.
De acordo com atas de recebimento, no dia 12 de janeiro foram recebidas 113 bolsas no almoxarifado e outras 87 no dia 30 de janeiro de 2023, cada unidade no valor de R$ 41,00. Na resposta, Elisângela reiterou que o objetivo inicial seria utilizar o cimento na obra da garagem da SME. O material foi adquirido com recursos da Manutenção e Desenvolvimento do Ensino (MDE).
Das 150 bolsas que ainda restavam, Elisângela afirmou que 50 foram destinadas para a Escola Municipal Duque de Caxias e 50 para a Escola Municipal Unidade de Ensino Agrícola.
Considerando que a SME adquiriu 200 bolsas e no dia da fiscalização legislativa havia apenas 150, a falta de 50 na contagem total não é mencionada em momento algum na resposta.