sáb, 23 de novembro de 2024

Variedades Digital | 16 e 17.11.24

Escola do Legislativo realiza nova edição do projeto “Vereador por um dia”

Alunos da rede pública e privada puderam realizar encaminhamentos para melhoria da vida da comunidade
Participantes do Projeto Verador por um dia (Foto: Escola do Legislativo)

Aconteceu nesta semana, na Câmara Municipal de Sant’Ana do Livramento, a 5ª edição do projeto “Vereador por um dia”. A atividade contou com a participação de 17 vereadores-mirins, representando as escolas Dr. Abreu Fialho, Saldanha Marinho, Colégio Ierecê Lins e General Neto. A última edição aconteceu em 2018 e retornou em 2023 sob a presidência do vereador Maurício Galo Del Fabro (Progressistas).
O evento proporcionou aos alunos uma visita guiada à Câmara, permitindo que eles conheçam os gabinetes, setores administrativos e a Escola do Legislativo. Essa experiência visa aproximar os jovens do funcionamento da política local e das responsabilidades dos vereadores. Após a visita guiada, foi realizada uma Sessão Especial, quando os alunos apresentaram e discutiram seus projetos.
O projeto “Vereador por um dia” visa estimular o interesse dos jovens pela política e promover a cidadania ativa desde cedo. De acordo com a Câmara, a participação dos alunos nesse evento é fundamental para o fortalecimento da democracia e para a formação de futuros líderes comprometidos com o bem-estar da sociedade.
Para o Coordenador da Escola do Legislativo, Rogério Bras, contou que a experiência superou as expectativas. “A gente vê o quanto essa gurizada se dedicou, se preparou para apresentar esses projetos fantásticos. Isso não tem preço, possibilitar e desenvolver o senso crítico político desde cedo e fazerem eles se interessarem pelas instituições democráticas não tem igual. Me sinto maravilhado neste momento”, comentou.

Novembro Azul

Morador de Sant’Ana do Livramento participa de exposição fotográfica da Aapecan Uruguaiana

A Liberdade de Imprensa é um dos pilares da Democracia

A liberdade de imprensa é mais do que um direito fundamental, é um alicerce indispensável para o funcionamento de qualquer sociedade democrática. Em sua essência, é a garantia de que jornalistas e meios de comunicação podem atuar sem medo de censura ou repressão, permitindo que a verdade seja revelada e que o poder seja questionado. Em tempos de desinformação e