A Comissão Organizadora da 46ª Feira Ovinos de Verão, junto com o Sindicato Rural, continua se reunindo, semanalmente, para tratar dos preparativos para o evento, que trará grandes novidades, entre elas, o festival de assado de cordeiro, shows musicais e remates. A feira acontecerá entre os dias 18 a 21 de janeiro de 2024. Na última reunião da comissão, realizada na Casa da Ovelha, localizada no Parque de Exposições Augusto Pereira de Carvalho, foram formadas algumas subcomissões que irão trabalhar na Feira de Ovinos.
A ideia do grupo é tornar a feira de Livramento uma Festa da Ovelha nos próximos anos com vários atrativos, começando já a estruturar essa nova fase na edição 2024 da Feira de Ovinos, dando ênfase para a gastronomia, quando será realizado um festival de assado de cordeiro contando com a participação de 5 raças criadas no município. Outro atrativo será a realização de shows musicais com grandes nomes da música gaúcha. Na parte de julgamentos, a comissão organizadora espera um grande número de participantes das cabanhas santanenses e também de outros municípios tendo a chancela de evento oficial pela Associação Brasileira de Criadores de Ovinos (ARCO).
A comissão organizadora também projeta para a Expofeira Ovinos de Verão 2024 a realização de Remates, tanto de cabanhas particulares como um Rematão envolvendo todas as raças. Outro assunto bastante discutido nos encontros, é a realização da feira de produtos locais como o azeite e o vinho, mostra fotográfica, palestras técnicas, possibilitando assim uma melhor divulgação do título de Capital Nacional da Ovelha, tornando o evento mais atrativo ao público em geral.
Segundo a produtora Sônia Silveira, que coordena os trabalhos com os demais participantes, a ideia é tornar a exposição uma festa para valorizar a cadeia produtiva. “A nossa ideia é essa, criar uma festa da ovelha. Para isso nós estamos buscando o apoio da Associação e Sindicato Rural, da Prefeitura e outros órgãos. Já nesta próxima edição será dado o primeiro passo, quando a feira terá entretenimento, gastronomia, artesanato e expositores. Gostaria de aproveitar a oportunidade para convidar os produtores e criadores para participar da feira trazendo seus animais para expor e vender na feira”, destacou a produtora.