Os ânimos se alteraram na Câmara de Vereadores de Sant’Ana do Livramento, durante a sessão desta quarta-feira (29). Entre as matérias que estavam em pauta, estava uma emenda de autoria do vereador Enrique Civeira (PDT) que visava alterar de 30% para 15% da receita do município, a possibilidade de abertura, por decreto, de créditos adicionais suplementares pelo Poder Executivo, sem necessidade de aprovação da Câmara. No entanto, o projeto foi reprovado pelo Legislativo Municipal. Após um empate de 7 a 7, o presidente da Casa, vereador Maurício Del Fabro (Progressistas) desempatou, vontando contra a proposta de Enrique.
Durante a votação, o vereador Leandro Ferreira (PT) se posicionou contrário a emenda de Civeira, provocando uma reação da vereadora Maria Helena (PDT) que não foi registrada no microfone. Após a fala da parlamentar, Leandro declarou: “A vereadora Maria Helena é totalmente mal educada, ela que cuide do mandato dela que eu cuido do meu”, provocando uma réplica da pedetista: “muito mal cuidado”.
Após o bate-boca, o vereador Enrique Civeira pediu a palavra. “Com todo respeito pelo meu colega de mesa, vereador Leandro, eu não aceito qualquer tipo de ofensa contra a vereadora Maria Helena”, disse. Na sequência, Civeira complementou que através das declarações do petista, irão tomar medidas judiciais contra o parlamentar.
No final, Leandro Ferreira respondeu à Enrique Civeira: “Chora. Chora mais, que o choro é livre”. Neste momento a sessão foi encerrada pelo presidente.