Nesta segunda-feira (27.11), a delegação da Missão RS China participou do 1º Seminário do Desenvolvimento Sustentável de Cadeias Comerciais Internacionais e 3º Seminário de Cooperação na Cadeia de Abastecimento Alimentar e Pecuária China-Brasil. O vice-governador Gabriel Souza, que lidera a comitiva da missão ao país asiático, apresentou o potencial do Estado nas áreas de proteína animal e energias renováveis. O secretário de Desenvolvimento Econômico (Sedec), Ernani Polo , destacou a importância da importância da missão e da participação na Feira China International Supply Chain Expo (Cisce), que inicia na terça-feira (28.11).
Com o tema “Introdução da Expo Agrícola e de Desenvolvimento Comercial do Rio Grande do Sul”, o secretário Ernani Polo falou aos presentes sobre os avanços que o Estado vem fazendo, em especial na área de pecuária, uma vez que um dos objetivos da missão é pleitear o selo de zona livre de febre aftosa e incluir a entrada de osso e miúdos nas exportações de carne gaúcha para o país. Polo também ressaltou a cooperação entre China e o RS. “Um dos pontos importantes desta nossa missão é a demonstração de estarmos próximos, construindo um caminho juntos, que atinjam objetivos comuns”, disse.
Durante o seminário, foi assinado um termo de cooperação entre a China e o RS, com o compromisso de promover o comércio bilateral e investimentos na indústria entre os dois países. Entre os termos do acordo estão a troca de informações, treinamento técnico, visitas de intercâmbio de empresas e departamentos governamentais, consultoria de negócios e estabelecimento de mecanismos de diálogos. Após o evento, a comitiva teve reuniões, intermediadas por representantes do governo, com empresários e autoridades chineses.
Além do secretário Ernani Polo, representam a Sedec na comitiva da missão o diretor do Departamento de Promoção Comercial e Assuntos Internacionais, Evaldo da Silva Junior, e o analista jurídico Vinícius Winter.