qua, 20 de novembro de 2024

Variedades Digital | 16 e 17.11.24

Acil e CDL se posicionam contrários à reforma tributária de Leite

O projeto prevê o aumento de 17% para 19,5% a líquida do ICMS.
acil e cdl
Foto: Gabriela Lopes/AP

A Associação Comercial e Industrial de Livramento (ACIL) e a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), veio a público na manhã desta segunda-feira (27), se manifestar contra a intenção do Governo Estadual de aumentar a carga tributária nacional. O projeto do governador Eduardo Leite (PSDB), prevê o aumento de 17% para 19,5% a líquida do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS).

“Não é a primeira vez que o governador Eduardo Leite quer usar do aumento de impostos para melhor gerir o Estado, quando sabemos que esse aumento prejudica o estado, pois baixa o desenvolvimento. Os estados vizinhos mostram um avanço comparado ao Rio Grande do Sul”, disse o presidente da Acil, Roberto Fervenza.

Questionado sobre o impacto em Rivera, o vice-presidente da CDL, Pablo Escosteguy afirmou que o aumento de imposto vai repercutir diretamente no poder de compra do consumidor. “Rivera vai sentir esse impacto se assim for, nossa intenção é unir forças para tentar impedir que essa proposta do governo do estado se torne realidade em março de 2024”, disse.

“O imposto vai ocasionar uma pressão inflacionária no estado, um aumento da informalidade de empresas que não vão conseguir cumprir com seus deveres de pagar impostos em dia, poderá causar desemprego, e vai ocasionar a saída de empresas no nosso estado”, destacou o vice-presidente da Acil, Antônio Righi.

Se passar pela Assembleia Legislativa, o aumento entra em vigor 90 dias após a publicação da lei.

Notícias do dia por Germano Rigotto

🇧🇷RESUMO-002☀️☀️☀️ ✅ NOTÍCIAS DO DIA – ANO 9 n° 2923 Dia 20 de Novembro de 2024, Quarta-Feira   DATAS COMEMORATIVAS Dia da Industrialização da África Dia do Auditor Interno Dia do Biomédico Dia do Técnico em Contabilidade Dia Nacional da Consciência Negra Dia Mundial da Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica (DPOC) Dia Universal da Criança   TEMPERATURA E INDICADORES FINANCEIROS ⛅

Zucco aciona Comissão de Ética Pública da Presidência da República contra Janja e Paulo Teixeira

Deputado quer que governo analise e aplique as devidas sanções sobre xingamento de primeira-dama contra Elon Musk e manifestação de ministro apoiando a declaração O deputado federal Zucco (PL-RS) protocolou, nesta terça-feira (19), requerimento na Comissão de Ética Pública (CEP) da Presidência da República, para que o órgão analise a conduta da primeira-dama Rosângela Lula da Silva e do ministro