sáb, 23 de novembro de 2024

Variedades Digital | 16 e 17.11.24

Secretário Ernani Polo acompanha vice governador Gabriel Souza em Missão à China

Comitiva oficial e empresarial busca atração de investimentos para o RS com um dos principais parceiros comerciais do Brasil
Deputado Ernani Polo (Foto: Divulgação/Ascom)

Representantes do governo do Estado iniciam, a partir desta segunda feira (27), na China, uma série de compromissos oficiais e empresariais, visando atração de investimentos diretos para o Estado e ampliação do mercado gaúcho com os chineses. O país é o maior parceiro comercial do Rio Grande do Sul, responsável pela importação de mais de US$ 4,7 bilhões – principalmente de carnes de frango, suínos, bovinos, soja, óleo de soja, tabaco, couros e peles.
A delegação é liderada pelo vice-governador Gabriel Souza, acompanhada pelo secretário de Desenvolvimento Econômico, Ernani Polo, e pelo secretário adjunto da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação (Seapi), Márcio Madalena. Também participam da comitiva lideranças da iniciativa privada, técnicos do governo e parlamentares. Estão previstas agendas voltadas para abertura de mercados e negócios, incluindo temas como agricultura, infraestrutura, logística e energia. As reuniões ocorrem em órgãos públicos oficiais e grupos empresariais interessados em investir no Estado.o Diretor do Departamento de Promoções Comerciais e Assuntos Internacionais, da Sedec, Evaldo da Silva Júnior, também integra a missão.
. “Vamos participar de uma série de reuniões com agências chinesas de sanidade animal, buscando novos negócios, investimentos e o reconhecimento do Rio Grande do Sul como zona livre de febre aftosa sem vacinação pela China, conforme já aprovado pela Organização Mundial da Saúde Animal”, destaca Gabriel.
“Integrar o Estado pela primeira vez em uma feira chinesa de destaque é mais um caminho de aproximação e de exposição da qualidade dos produtos gaúchos. É uma missão muito importante, que reposiciona o Rio Grande do Sul na relação comercial com a China e aumenta as possibilidades do pleito que estamos levando para ser atendido”, afirma o secretário Ernani Polo
COP 28
A Missão RS China vai até 30 de novembro. Na sequência o vice-governador e o secretário de Desenvolvimento Econômico seguem para Dubai, nos Emirados Árabes, onde participam da Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas de 2023 (COP 28). A secretária do Meio Ambiente e Infraestrutura, Marjorie Kauffman, também participa do encontro mundial.
Além disso, encontros com investidores árabes estão sendo alinhados pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico (Sedec). “Os árabes já são nossos importadores, e queremos potencializar as vendas para o país”, explica Polo.

Novembro Azul

Morador de Sant’Ana do Livramento participa de exposição fotográfica da Aapecan Uruguaiana