Recentemente, a Prefeitura de Livramento inaugurou um painel com o cronograma das linhas de transporte coletivo urbano, no terminal central do município. Apesar da novidade, parte dos horários não estão sendo cumpridos. A Plateia esteve no local, na avenida Tamandaré, onde a resposta foi unânime pelos entrevistados: algumas empresas retiraram de circulação linhas estabelecidas.
Entre as reclamações está a rota do Armour, que consta como duas linhas no site do STU e no painel, mas na prática só existe uma. Sofia da Silva conta que no sábado, 28 de outubro, estava no centro e, às 21h50, começou a espera pelo ônibus que, deveria chegar às 22h, o que não aconteceu. “Outras pessoas também estavam no local, chegaram a aguardar até às 23h, eu acabei desistindo, decidi dividir um táxi para poder retornar para casa, mas questiono: e quem não tem essa condição? Volta a pé?”, questiona.
De acordo com o Sindicato das Empresas de Transporte Urbano (STU) de Sant’Ana do Livramento, não existe registro de atrasos por parte dos usuários.
Procurado, o secretário de Trânsito, Marcio Goulart, relembrou que a concessão de transporte público é dos anos 89/90 e que não há amparo legal para cobrar das empresas os horários, pois já foram modificados daqueles que constam na concessão.
Márcio informou que já solicitou o laudo técnico para a licitação do transporte coletivo, a começar pelo Plano de Transporte Urbano, que está em tramitação e que deve ter sua finalização até o final do mês de novembro.
Também durante a entrevista, Goulart garantiu que haverá fiscalização nos próximos dias e que deve dialogar com as empresas, para haver um consenso com as empresas de ônibus para o cumprimento dos horários.