qua, 23 de abril de 2025

Variedades Digital | 19 e 20.04.25

O RÁDIO SALVA VIDAS

Gilberto Jasper
Jornalista/[email protected]

Nutro uma paixão incondicional pelo rádio. Sim, é aquele antigo veículo de comunicação que apesar da imagem obsoleta continua presente em muitos ambientes. Acordo todos os dias às 6h. A primeira coisa que faço depois de dar um “cala boca” no despertador é ligar o radinho que consome mensalmente quatro pilhas alcalinas.
No banho e ao longo do chimarrão na leitura dos jornais, o equipamento é companheiro das primeiras notícias do dia. Poderia manter usar o aplicativo do celular. Mas trata-se de um hábito arraigado, difícil de abandonar.
Coleciono histórias de ex-colegas de profissão, os “pilotos de microfo-ne”. Trabalhei pouco tempo em rádio – em emissoras como a Independente (de Lajeado) e Gazeta (AM e FM, de Santa Cruz do Sul), mas foi suficiente para ser fã incondicional deste veículo de massa.
Há poucos dias participei da abertura do 26º Congresso Gaúcho de Rádio e TV, realizado em Canela. Reencontrei velhos profissionais que labutam no segmento há muitas décadas, fruto de intensa dedicação, talento e vocação. Enquanto ouvia os discursos lembrei-me de uma história contada elo amigo jornalista e radialista Fernando Weiss, da rádio “A Hora”, de Lajeado.
Depois de um programa ao vivo realizado em Encantado durante a tra-gédia das enchentes que assolaram o Vale do Taquari em setembro, Weiss contou que, depois de uma longa jornada ao microfone, orientando moradores sobre a subida do rio Taquari, ele foi ao supermercado comprar o jantar.
Ao chegar no estacionamento foi abordado por um homem de uns 50 anos. Primeiro ele fez a tradicional pergunta:
– Tu és o cara da rádio que dá as notícias da enchente?
Respondida a pergunta, surpreendentemente o interlocutor se abraçou ao radialista. E entre lágrimas confessou:
– Tu salvou meus pais! Muito obrigado! Eles têm mais de 80 anos, es-tavam sem luz, sozinhos e sem celular. Aí apelaram para o radinho de pilha. Ouviram a notícia da subida rápida da água e saíram correndo de casa que duas horas depois, foi arrastada pelas águas – contou o ouvinte.
É apenas um relato entre milhares que colhi durante a visita que fiz, a trabalho, aos quatro municípios mais afetados pelas enchentes no Vale do Taquari. Meu amor pelo rádio só aumentou porque se trata de um veículo único.

Audiência Pública propõe Securitização como solução para Crise no Agro Gaúcho

Audiência Pública propõe Securitização como solução para Crise no Agro Gaúcho A situação crítica do Agro Gaúcho gravemente impactado por eventos climáticos extremos, como estiagens e enchentes que assolaram o Rio Grande do Sul nos últimos três anos, foi tema de discussão na terça-feira (22), na Comissão da Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural da Câmara dos Deputados da Câmara