Uma paixão que iniciou ainda na campanha gaúcha, mais precisamente na região do Marco do Lopes, linha divisória entre o Brasil e o Uruguai, quando o goleiro Cesar Gerbatin Villagran de 9 anos morava no interior do município com a família.
Hoje César tem se destacado nas categorias de base do Internacional de Porto Alegre e seus treinamentos acontecem no Esporte Clube 14 de Julho, o Leão da Fronteira. Para os pais, Milton Cesar Villagran e Cleusa Peres Gerbatin, a paixão do jovem pelo esporte tem motivado a família a investir seu tempo no sonho do menino, passando pela mudança para a cidade em março deste ano para que ele pudesse treinar regularmente.
“A história dele começou lá, e quando nós viemos para a cidade colocamos ele no 14 de Julho. Ali ele gostou muito e se destacou como goleiro nos campeonatos da região e de Rivera. E foi justamente em um campeonato desses que tinha uns olheiros de Porto Alegre, entre eles o Marcelo Prestes que fez a avaliação dele posteriormente” comentou Milton, pai do menino.
A partir da aprovação no Inter, Cesar Villagran começou a jogar a Nova Liga Gaúcha de Futebol Infantil, onde fez 11 jogos em Porto Alegre e sofreu somente dois gols. O goleiro tem revezado a titularidade com outro colega, e se destaca pela sua agilidade, boa estatura e principalmente pela sua disciplina. “Ele é um menino muito dedicado. Inclusive o pessoal do clube já nos disse isso. Na passada, inclusive, ele foi campeão da NOLIGAFI (Nova Liga Gaúcha de Futebol Infantil) em um Gre-Nal, que no tempo normal ficou 2X2, e o Inter ganhou nos pênaltis. Com certeza ele não teria chegado lá sem o trabalho das categorias de base do 14 de Julho, o qual eu agradeço ao Lobo, que é o treinador de goleiro, e ao Guilherme Guedes, que é o dirigente, porque foram eles que revelaram o César. Fica aqui o nosso agradecimento”