Representantes do projeto nas Trilhas do Cancioneiro Gaúcho irão participar do Lançamento do programa Jovem de Futuro no Rio Grande do Sul
Acontece nesta terça-feira (26) em Porto Alegre o lançamento do Jovem de Futuro no Rio Grande do Sul, que simboliza o início da parceria entre a Seduc-RS e o Instituto Unibanco pelo avanço da educação estadual gaúcha. O evento será realizado no BarraShoppingSul, das 8h30 às 18h.
Na oportunidade três alunas da Escola Estadual de Ensino Médio Dr Silvio Ribeiro estarão apresentando o projeto Nas Trilhas do Cancioneiro Gaúcho desenvolvido pela escola em 2022/2023 que faz parte da grade curricular e da proposta do novo ensino médio, e foi o único escolhido entre todas as escolas do estado para se apresentar no evento em Porto Alegre nesta terça-feira.
O projeto foi idealizado e coordenado pela professora Cibele Shervensquy coma colaboração das professoras Cilene Viviane Duarte, Sandra Arrojo, Silvia Maria de Morais, Andreia Aires Mendonça, e executado por um grupo de alunos do terceiro ano do ensino médio da escola. Durante o trabalho foram selecionados 12 artistas e grupos gaúchos como objeto de estudo e realizadas pesquisas, palestras, oficinas , laboratórios , construção de roteiros, pautas , locações , produção de entrevistas principais , edições , redações e um concurso de ilustração .
Como resultado do projeto , os alunos produziram uma série de entrevistas em conteúdo multi-mídia constituído de uma painel de seleção musical , uma parede de quadros com interatividade através do código do QR Code que dá acesso aos vídeos e entrevistas postadas no youtube, além de um livreto contendo as letras das músicas e as histórias dos entrevistados.
Segundo a professora Sibele, está será mais uma grande oportunidade de divulgar o trabalho dos alunos para o Brasil inteiro.” Elas já estiveram com a secretária de educação… agora estão retornando pra apresentar o trabalho como referência de protagonismo juvenil da rede pública estadual. Vem um carro oficial de POA pra buscar os estudantes. Vamos hoje e apresentamos amanhã.Pra autoridades do governo, coordenadores regionais de educação e diretores de escolas de todo o estado” destacou a professora.
Fazem parte do projeto as alunas Maria Eduarda Cigaran , Natália de Araújo Albeche , Grazielly de Ávila AlbuquerqueGuilherme da Rosa Xavier , José Augusto Soares Duarte , Suianny de Ávila Albuquerque ,Érika Fagundes Vieira , Cintia Rodrigues Pires , Giovana Soares Gomes , Gricielle de Castro e Emilly Nunes.