qui, 10 de abril de 2025

Variedades Digital | 05 e 06.04.25

Médicos suspendem cirurgias eletivas da Santa Casa

Apenas procedimentos de emergência estão sendo feitos

Os médicos do hospital Santa Casa de Misericórdia de Sant’Ana do Livramento suspenderam as cirurgias eletivas, na segunda-feira (18). A informação foi confirmada pelo Sindicato Médico do Rio Grande do Sul (Simers), nesta terça (19). O Simers aguarda a apresentação de um cronograma de pagamento dos honorários médicos em aberto, referente aos anos de 2017 e 2018. Enquanto isso, apenas procedimentos de emergência são oferecidos.

Em nota, o Sindicato informou que aguarda a apresentação de data de pagamento e assinatura de termos de confissão de dívida por parte da direção.

A paralisação do serviço já prejudicam pacientes. Nos últimos dois dias, quatro procedimentos já foram cancelados e a previsão é que outros 21 também sofram prejuízos até o final de setembro.

Procurada, a direção do Hospital, não quis se manifestar.

TRIBUNAIS DE CONTAS, DIREITOS FUNDAMENTAIS E POLÍTICAS PÚBLICAS

Artigo escrito pelo ouvidor do TCE-RS, Cezar Miola – Conselheiro do Tribunal de Contas do Rio Grande do Sul:   Desde a promulgação da Constituição de 1988, o Brasil avançou, no plano institucional, não apenas com o estabelecimento de direitos e garantias fundamentais, mas na conformação de um projeto de Nação balizado pelos marcos precisamente delineados no mesmo Estatuto. Esse

Senador General Hamilton Mourão via X (antigo Twitter)

“Lula e o PT passaram a vida criticando os efeitos “nocivos” do livre comércio, da globalização e do Consenso de Washington. Agora passaram a atacar o tarifaço de Trump sob o argumento de que sabota o sistema multilateral de comércio e as cadeias globais de produção. Eles tem que decidir o que são, protecionistas ou adeptos do liberalismo econômico. Difícil,