A Polícia Federal deflagrou, nesta terça-feira (05), a Operação Numismática, de repressão aos crimes contra o Sistema Financeiro Nacional, principalmente, a evasão de divisas, praticada através da fronteira do Brasil com o Uruguai.
Policiais federais cumprem cinco mandados de busca e apreensão na cidade de Quaraí/RS.
A Operação Numismática tem como foco o combate da prática do câmbio informal e da remessa ilícita de valores para fora do país através das cidades gêmeas Quaraí, no Brasil, e Artigas, no Uruguai.
A investigação indica que, em apenas um mês, a remessa ilícita de valores para o estrangeiro atingiu o patamar de aproximadamente 1,4 milhão de reais. A maior parcela da movimentação paralela realizada e operada pelos investigados brasileiros ocorria por meio de dinheiro em espécie.
A prática ilegal de evasão de divisas para o exterior sem a autorização e sem a devida declaração para as autoridades brasileiras, faz com que valores em impostos federais deixem de ser recolhidos e arrecadados e, por consequência, afetam a sociedade e o desenvolvimento do país.
Numismática é o estudo e coleção de moedas e cédulas de valores, revelando informações valiosas sobre a história econômica, cultural e artística.