A Secretaria de Trânsito, Transporte e Mobilidade Urbana estuda a possibilidade de “fechar” acessos à avenida João Goulart como forma de garantir maior segurança a motoristas e pedestres. O problema é que aquela avenida atualmente é a principal ligação com as zonas leste e norte da cidade e recebe grande fluxo de veículos, especialmente nos horários de pico, como mostra o registro do repórter-fotográfico Marcelinho Pinto no fim da tarde de quarta, 23.
Inclusão digital na Unipampa
Vai até o próximo dia 15 de setembro o prazo para inscrições no curso de Inclusão Digital que será desenvolvido através do Projeto de Extensão “Inclusão Digital para Pessoas da Fronteira”. O curso pretende atrair um público com mais de 60 anos ou que estejam fora do mercado de trabalho, em Livramento e Rivera, que não utilizam a internet, oferecendo conhecimentos básicos em Word, Power Point, uso do e-mail, uso do smartphone, WhatsApp e Instagram, entre outros.
O projeto terá participação, como instrutores, discentes voluntários do Grupo de Estudos sobre Trabalho, Organizações e Pessoas – GESTA e discentes dos Cursos de Administração, Gestão Pública, Direito, Relações Internacionais e Economia. O curso será ministrado com aulas práticas, expositivas e dialogadas, às terças, quartas e quintas-feiras, tendo como meio auxiliar e ensino o uso do laboratório de informática do campus local da Unipampa. Os resultados esperados apontam para que as pessoas ao concluírem o projeto, atinjam os objetivos propostos. As inscrições devem ser feitas diretamente na portaria do campus, na rua Barão do Triúnfo, 1048.
Persistência na demanda
Os vereadores Maurício “Galo” Del Fabro e Thomaz Guilherme têm sido insistentes junto ao Governo do Estado na solicitação da destinação de um caminhão caçamba para Livramento. Na terça-feira, 22, os dois retornaram à Secretaria de Agricultura do Estado, onde foram recebidos pelo coordenador técnico da pasta, Antônio Carlos “Cacaio”, e pelo coordenador regional Antônio de Oliveira Lima, e reforçaram o pedido do veículo, muito necessário para os serviços de manutenção das estradas rurais pela Prefeitura. Nessa sexta, antes de retornar para Livramento, os vereadores visitaram a Casa do Grupo A PLATEIA na Expointer (foto), onde foram recebidos pelo diretor Kamal Badra.
Encceja neste domingo
As escolas Polivalente e Moysés Vianna sediam neste domingo, 27, as provas para estudantes de Sant’Ana do Livramento do Exame Nacional para Certificação de Competência de Jovens e Adultos-Encceja. Em todo o Brasil, mais de 1 milhão de pessoas participarão do processo.
Rivera substitui placas
Proprietários de veículos em Rivera têm até o dia 31 de outubro para pedir a substituíção de placas pelas chamadas placas do Mercosul. A troca é obrigatória, sob pena de recolhimento do veículo.
Apesar de suas conhecidas divergências ideológicas, o vereador Dagberto Reis e o ex-vereador Carlos Nilo Pintos, que atualmente preside a APAE em Livramento, unem forças em uma bandeira de lutas que é coletiva e independe de partidos: o tema do autismo e a luta por um Centro de Atendimento em Livramento. Dagberto lamentou que, devido a um detalhe burocrático no edital, a APAE não tenha conseguido cumprir com o edital recentemente lançado pelo Estado para instalação de um centro de atendimento no município. Na troca de ideias sobre o Transtorno do Espectro Autista-TEA, os dois falaram sobre a possibilidade de um serviço binacional e um incentivo do Ministério da Saúde para formação de mais médicos neuropediatras, já que são mais de 500 crianças santanenses que precisam desse serviço, algumas aguardando o diagnóstico. Dagberto assumiu com Nilo o compromisso de levar essa pauta a Brasília, na viagem marcada agora para setembro.
Agosto Lilás
A Escola do Legislativo, da Câmara de Vereadores, promove nesta próxima terça-feira, 29, uma palestra para funcionários da Casa, assessores e convidados, como parte da mobilização da sociedade no combate à violência contra as mulheres. A palestra faz parte da programação do Agosto Lilás e será proferida pela psicóloga Raquel Hurtado, no Plenário João Goulart, às 11 horas.
Na luta pelo Júlio de Castilhos
A luta da comunidade da escola estadual Júlio de Castilhos para que sejam realizadas obras civis e melhorias no educandário teve um importante avanço nessa última semana, com o apoio do vereador Felipe Torres Pinto e da deputada estadual Adriana Lara. Junto com a diretora Bárbara Nunes, o vereador Felipe, o coordenador de seu gabinete, Paulo Maciel, e o assessor parlamentar da Deputada, Lademir, foram recebidos na SEDUC RS pelo diretor de obras e manutenção escolar, Luiz Patrick Malater, e solicitaram agilidade nas obras pendentes. A escola continua sem refeitório, obrigando crianças e jovens a fazerem as refeições no relento, e também são necessárias melhorias e obras na quadra desportiva e muros.