O Grupo República Negra, que desde 2013 vem atuando em Sant’Ana do Livramento, em parceria feita com o Movimento Nacional de Meninos e Meninas de Rua, passará a ter um espaço onde realizará atividades voltadas à luta em defesa da população negra.
De acordo com Jeferson Costa, que vem coordenando o Coletivo junto aos demais integrantes do grupo, um pavilhão inteiro do prédio que abrigava a antiga escola Silvio Ribeiro, foi cedido pelo presidente do MNMMR, Sergio Levy. Há algumas semanas, o grupo iniciou a reforma das salas e vem buscando apoio da comunidade para, o mais breve possível, iniciar as atividades com as famílias que fazem parte do grupo.
“Nunca tivemos uma sede física, e essa parceria com o Movimento Nacional de Meninos e Meninas de Rua, surgiu logo no começo com o Sergio Levy, quando ele conseguiu o comodato do espaço do antigo Silvio Ribeiro. Estamos com o segundo pavilhão, com o objetivo de levantar fundos para conseguirmos reformar o nosso espaço. Verificamos que a estrutura do prédio está em boas condições, mas nós precisamos de aterro, estamos fazendo algumas turmas no fim de semana, precisamos de areia, cimento, vidros, madeiras, telhas de 6mm, todo material elétrico que envolve recursos financeiros”, explicou Jeferson.
O coordenador ressalta que após a conclusão da reforma as oficinas de percussão, de canto, de capoeira, entre outras, estarão à disposição da comunidade.
“Com essa parceria firmada com o Movimento Nacional, nós também vamos atender a esse público que entre nós é comum. A partir desse momento temos um local de referência para pôr em prática diversas atividades”, frisou.
No dia 3 de setembro, haverá um almoço na sede, com o objetivo de arrecadar recursos financeiros para ampliar e reformar o espaço, ao valor de R$ 20 e as reservas podem ser feitas através dos telefones (55) 98417-5667 com Jeferson, ou com Leny (55) 98419-1801, já a chave PIX para colaborações é 55984175667.
Acidente com mortes
Por volta das 16h30 desta sexta-feira (22), no Km 136 da BR-293, em Candiota, ocorreu um acidente envolvendo uma carreta, um caminhão e uma viatura da PRF. Conforme levantamento preliminar, a carreta, que transitava no sentido Pelotas – Bagé, invadiu a pista contrária e colidiu frontalmente com a viatura Ranger da PRF e com um caminhão, que deslocavam no sentido