A bancada do Partido dos Trabalhadores (PT) deve votar favorável as contas do ex-prefeito Ico Charopen (PDT), referentes aos anos de 2018 e 2019 que serão julgadas na semana que vem. De acordo com o vereador Aquiles Pires (PT), já havia sido definido, ainda na votação das contas do ex-prefeito Glauber Lima (PT), que o PT votaria favorável, contrariando o Tribunal de Contas do Estado (TCE-RS), “pois os apontamentos não deslumbravam nenhum desvio de recursos públicos. Somente alguns requisitos não foram preenchidos. Os apontamentos do ex-prefeito Ico Charopen também tangencia para este mesmo entendimento”, relatou o petista.
Aquiles disse que “aqueles apontamentos que nós denunciamos não está neste projeto que vai ser julgado na semana que vem […] no mundo jurídico, o que não está nos autos, não existe”, justificando sua posição.
Com relação as contas de 2019, o Tribunal de Contas do Estado (TCE-RS) emitiu opinião desfavorável às contas do político, em virtude de “falhas prejudiciais ao erário público”. Já as de 2018, segundo informações, não foram feitos apontamentos.