O secretário de Desenvolvimento Econômico, Ernani Polo, liderou uma comitiva com mais de 20 representantes brasileiros de empresas e entidades do setor plástico e petroquímico em uma audiência com o vice-presidente e ministro de Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin, na tarde de terça-feira (1°), na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. O grupo contou com representantes de quatro regiões do país -Sul, Sudeste, Centro-oeste e Nordeste – e com seis dirigentes de indústrias do Rio Grande do Sul. O objetivo foi conseguir igualdade tributária para o setor nacional, especialmente gaúcho e baiano, que hoje perde competitividade com os incentivos fiscais da Zona Franca de Manaus (ZFM).
Para os representantes do segmento, o fato das empresas da ZFM venderem seus produtos sem Imposto de Importação e sem Imposto de Produtos Industrializados (IPI) causa um desequilíbrio que prejudica as demais empresas do país. De acordo com o secretário, o Estado vem buscando uma solução para esta questão, uma vez que ela vem se agravando. “Vamos procurar as medidas cabíveis para diminuir o impacto que os benefícios tributários concedidos pela ZFM vêm causando”, afirmou Polo. Ele ressaltou também o tamanho dessa indústria no Rio Grande do Sul; “no Estado, o segmento de plásticos tem 2,4 mil empresas e gera 25 mil empregos diretos, é um setor importante”, disse.
Além do Rio Grande do Sul, estiveram presentes na audiência representantes e lideranças dos setores de plástico da Alagoas, Bahia, Espírito Santo, Goiás, Paraná, Pernambuco, Rio de Janeiro e Santa Catarina. Também acompanhou a comitiva o presidente do Conselho Consultivo da Associação Brasileira de Proteína Animal, Francisco Turra.
Homem é preso por tentativa de feminicídio
Um homem de 34 anos foi preso na segunda-feira, 23 de dezembro, por tentativa de feminicídio contra a ex-companheira. A Polícia Civil, por meio dos agentes da DP de Sant’Ana do Livramento, após representação da autoridade policial, cumpriu a prisão preventiva. O crime ocorreu no dia 19/12, no bairro Prado. A vítima já havia registrado outras ocorrências e possuía medidas