qui, 17 de abril de 2025

Variedades Digital | 12 e 13.04.25

Debate reforça o uso da tecnologia no agronegócio para atender ao produtor

Debate “A força do agronegócio do Sul” ocorreu na feira nesta segunda-feira – Foto: Dyessica Abadi/Palácio Piratini
O debate “A força do agronegócio do Sul”, que aconteceu nesta segunda-feira (27), na Ocergs, contou com palestras do advogado Ademir Piccoli, que dissemina o uso de tecnologias e inovações; Cristiano Buss, diretor de Pesquisa e Desenvolvimento da Stara; e Márcio Port, vice-presidente da Central Sul/Sudeste do Sicredi.

Para Buss, o ideal é fazer tecnologias simples, mas que atendam às necessidades do produtor. “Muitas vezes, o agricultor passa para seu filho, ou parente mais novo, o dever de comandar a tecnologia nos campos, então busca-se tornar as inovações fáceis de serem usadas e interligadas com celulares para facilitar o uso dela.” Outra informação salientada é de que o Brasil é um dos países mais fracos na questão de fertilidade do solo. “Isso torna a agricultura de precisão muito necessária”, observou.

Além da produtividade no campo, outro desafio da agricultura é o de suprir o desejo mundial em um futuro próximo. Piccoli destacou que até 2050, o planeta Terra terá quase 10 bilhões de pessoas. “Temos duas questões importantes a resolver, uma delas é conseguir alimentar as pessoas com comidas nutritivas e outra é conseguir atender às pessoas com hiperconsciência alimentar, ou seja, que se preocupam mais com o que estão comendo”, acredita. “O uso de drones, por exemplo, se fará muito necessário para o plantio, irrigação, leituras e mapeamento dos campos de semeação”, completou.

O último palestrante foi Port, vice-presidente da Central Sul/Sudeste do Sicredi. “Para o produtor rural, as cooperativas são muito importantes, porque elas são as financiadoras da agricultura familiar no Brasil”, afirmou.

Postado por Matias Moura

Enem 2025

Veja como solicitar isenção da taxa de inscrição

Resumo de quinta-feira – 17/04/2025

  Edição de Chico Bruno Manchetes dos jornais CORREIO BRAZILIENSE – PF recebe 1,5 mil denúncias diárias de conteúdo abusivo contra crianças O GLOBO – Próximo governo não terá recursos para cumprir pisos de Saúde e Educação O ESTADO DE S. PAULO – Brasil fica em último lugar em competividade industrial FOLHA DE S. PAULO – Superávit de R$ 4