Uma das principais referências dentre os espaços culturais na fronteira, o Teatro Municipal de Rivera em breve deverá ser reaberto à comunidade totalmente revitalizado e com significativas melhorias. Estão bem avançadas as obras de recuperação do espaço, cujo investimento deve beirar a casa dos R$ 3 milhões. Além das obras civis, o local deverá receber novos equipamentos de sonorização, cuidados de revestimento acústico, completa reforma elétrica e sanitária, iluminação artística, aparelhos de ar condicionado, poltronas, além de fachada nova, entre outros. A obra acompanha um cuidado especial que a administração do intendente Richard Sander vem tendo com espaços considerados emblemáticos para a comunidade fronteiriça, incluindo o Estádio Atívio Paiva, a Biblioteca de Rivera, o Terminal de Ônibus, Autódromo e o Teatro de Verano, entre outros.
Domingo para ouvir grandes clássicos dos nossos festivais
O CTG Presilha do Pago da Vigia sedia neste domingo, 30, dia do aniversário de 200 anos de Livramento, edição inédita do projeto “Releitura”, que reunirá músicos reconhecidos no município e em todo cenário artístico gaúcho para uma apresentação especial de grandes vencedoras de festivais de música tradicionalista que marcaram época na fronteira, com a “Tropeada”, a “Penca”, o “Canto Para Sant’Ana do Livramento e o Caty”, “Um Canto para Martin Fierro”, entre outros. O evento, iniciativa da Associação de Artistas e Fazedores de Cultura de Livramento, integra a programação de homenagens ao Bicentenário.
As 20 músicas e intérpretes convidados para apresentação no “Releitura” foram: “Vento Xucro”, por Adair de Freitas; “ Um Canto de Amor e Saudade”, por Gilbert Gisler – XEPA; “Fronteira Seca”, por Neco Soares; “História, Canto e Fronteira”, por Diego Cunha; “Regalo”, por Mateus Azevedo; “Para Santana do Livramento”, por Luciano Moreira; “O Poder da Lágrima”, por Luis Cardoso; “La Verdulera y el Canario”, Daniel Cavalheiro; “Orelhana”, por Mateus Cleber Ribeiro; “O Poema dos Olhos”, por Marciano Reis; “Milongão para assobiar desencilhando”, por Frederico Rangel; “Paisano”, por Wagner da Rosa e grupo Tchê Véio; “Chibeiro”, por Kristopher Pires; “Petiço Tostado”, por João Batista Ocanha; “O Fio da Meada”, por Júlio Muniz; “A Palavra Não Dita”, por Maria Alice; “Fronteira Que Não Faz Fronteira”, pelo grupo Vento Minuano; “O Que os Olhos Refletem”, por Luiza Gomes; “Sonhos Não Envelhecem”, por Belmiro Pereira e Neury Antunes, e; “Lombo de Potro, Gente Campeira”, por Leonardo Borges e Marcelinho Nunes.
Cinema cheio para o filme Casa Vazia
Graças a uma iniciativa da Panda Filmes, produtora do premiado longa “Casa Vazia”, rodado em Livramento e Rivera e que conta com as atuações de atores e atrizes locais, como Viviane Velozo e Hugo Nogueira (foto), J.N. Canabarro, o saudoso Nereo Mendes, junto com nomes consagrados das telas como Araci Esteves, o público locai vai poder assistir à obra sem sair da fronteira. Neste sábado, 29, às 11 horas, haverá exibição especial, para convidados locais, na sala de cinema do Siñeriz. “Casa Vazia” foi premiado nos festivais de cinema de Gramado (com nada menos que 5 kikitos) e Rio de Janeiro.
A necessidade de um neuropediatra para atender grande número de crianças em Livramento vem sendo alertada já há bastante tempo no município e passa a ser uma das principais pautas de trabalho do vereador Dagberto Reis, que conseguiu apoio regional através da União dos Legisladores da Fronteira Oeste. A entidade, que reúne vereadores de várias cidades da Fronteira Oeste, encaminhou pedido para que a Secretaria de Saúde do Estado amplie esse serviço na região. Na semana passada, junto com os vereadores Maurício “Galo” del Fabro e Thomaz Guilherme, Dagberto, que sempre destaca a atuação do ex-vereador Carlos Nilo nessa luta, cobrou do Governo do Estado investimentos na área. Ele tem dialogado com as mães de autistas diariamente e adianta que pretende encaminhar ao deputado federal Elvino Bohn Gass um pedido de emenda, para 2024, para custear o atendimento em TEA no município.
Unamos destaca lideranças
A Unamos realiza na próxima quarta, 5, na Sociedade Espanhola, jantar de confraternização com lideranças comunitárias de Livramento. Presidentes de vilas e bairros terão a oportunidade de indicar nomes de moradores a serem homenageados. Durante o evento, a Unamos fará o lançamento das camisetas da entidade. O jantar, com ingressos a R$ 15,00, está marcado para às 20 horas.
A APAE de Livramento foi homenageada como um dos destaques entre as 206 unidades no Rio Grande do Sul, durante evento de comemoração dos 30 anos da Federação das APAES gaúcha, atendendo mais de 70 mil pessoas. O presidente da APAE Livramento, Carlos Nilo Pintos, recebeu em nome da entidade um placa de reconhecimento pelos 59 anos de serviços prestados no município. Representantes de APAEs de 25 Estados participaram do evento realizado na Capital do Estado.