qua, 25 de dezembro de 2024

Variedades Digital | 21 e 22.12.24

Radar da Politica | Raça Negra deu show e o “só para contrariar” passou vergonha

O povo santanense comemorou seus 200 anos como ninguém na última quinta-feira (28). O Show do Raça Negra, sem dúvidas foi um verdadeiro sucesso.
Acompanhando a alegria da comunidade naquele momento, me veio à memória uma frase dita pela então candidata Ana Tarouco em 2020. “Eu só prometo não roubar”.
Esse “não roubar” trouxe uma alegria enorme ao nosso povo, de diferentes classes sociais, que curtiu o evento.
Conhecendo bem as figuras daqui, obviamente que alguém teria que tentar prejudicar o evento e com qual objetivo eu sinceramente não sei, mas não duvido nada da tese do procurador-geral do município, Felipe Vaz, que afirmou que a tentativa de cancelamento do show, por parte de um parlamentar, o qual eu me recuso escrever o nome nesta edição, foi uma tentativa de manipulação dos fatos para prejudicar as ações do governo em benefício do povo e que para isso teria agido de má-fé.
Após a denúncia do nobre vereador pedindo a suspensão da apresentação do Raça Negra em Livramento, o Tribunal de Contas do RS examinou o documento apresentado e o Conselheiro Renato Azeredo colocou no seu despacho que “não se encontraram falhas com criticidade bastante a ensejar a anulação da contratação”. Diante disso, sugeriu o arquivamento da representação do Ministério Público de Contas (MPC-RS).
Resumindo: a “tentiada foi livre”, mas essa, como tantas outras, o vereador não levou e ainda teve a opinião pública, em massa, contra si. Para constatar isso, basta ler os inúmeros comentários sobre o tema nas mídias do Jornal A Plateia.
Enfim, enquanto uns tentam propagar o mal e não se cansam de perder e passar vergonha, em contrapartida o governo já anunciou um novo grande evento para a Fronteira: o mês farroupilha na Chácara da Prefeitura, que passaremos a explorar nas próximas semanas.
Embora o Raça Negra mereça todo o destaque, eu tomo a liberdade de invocar a rainha Alcione para finalizar o texto. “Mas iremos achar o tom , um acorde com lindo som e fazer com que fique bom, outra vez o nosso cantar e a gente vai ser feliz, olha nós outra vez no ar, o show tem que continuar”.

Projeto em longo prazo: o exemplo de Rivera

Chamou a atenção a fala do diretor de Turismo de Rivera, Jean Alves, sobre o futuro da Fronteira da Paz e a importância da construção de um projeto em longo prazo para o desenvolvimento de Sant’Ana do Livramento, a exemplo de Rivera.
A fala de Jean foi no sentido de cooperação entre as duas cidades para o crescimento de um só lugar: A própria Fronteira da Paz.
O diretor diz acreditar que é extremamente importante as gestões da Prefeitura e Intendência trabalharem no”mesmo norte” e considera que o governo da prefeita Ana Tarouco (PL) trabalha de forma séria e que isso tem sido positivo, principalmente na área turistíca.
“Depois de muito tempo temos uma gestão do outro lado trabalhando de forma séria, o que gera a possibilidade clara de trabalhar com um mesmo norte para o desenvolvimento turístico do território binacional”, comentou.
Rivera há 23 anos é administrada pelo mesmo partido, ou seja, o projeto de cidade é contínuo e é esse “modelo” que Jean considera que seria saudável para Livramento.
Antes de assumir o atual cargo na Intendência Departamental da cidade uruguaia, ele foi secretário municipal de Serviços Urbanos de Livramento, colaborando em diversos projetos do governo de Ana Tarouco.

Homem é preso por tentativa de feminicídio

Um homem de 34 anos foi preso na segunda-feira, 23 de dezembro, por tentativa de feminicídio contra a ex-companheira. A Polícia Civil, por meio dos agentes da DP de Sant’Ana do Livramento, após representação da autoridade policial, cumpriu a prisão preventiva. O crime ocorreu no dia 19/12, no bairro Prado. A vítima já havia registrado outras ocorrências e possuía medidas

Idosa é conduzida para a DPPA após denúncia de maus tratos

Na tarde desta segunda-feira, 23 de dezembro, a Polícia Civil, através dos agentes da DP de Sant’Ana do Livramento, após denúncia de maus tratos envolvendo um cão, dirigiu-se a uma residência na Vila Kenedy, onde foi constatado que o animal estava sedento, desnutrido e em local sem limpeza adequada. A proprietária do animal, pessoa idosa, alimentou o animal e comprometeu-se