Deve ser confirmada, no início do próximo mês, a nomeação do coronel aposentado do Exército Brasileiro, Elvio de Deus Gulart, como o novo secretário municipal de Saúde de Sant’Ana do Livramento. Bacharel em Administração, Educação Física e em Ciências Militares, área em que também tem pós-graduação, Gulart tem MBA em Gestão com ênfase em Administração Hospitalar.
Ao longo do tempo de atuação nas Forças Armadas Brasileira, o nome dado como certo no governo municipal da prefeita Ana Tarouco (PL), a partir do mês de agosto, tem experiência administrativa na área de Recursos Humanos e Planejamento Organizacional. Foi instrutor na Academia Militar das Agulhas Negras na Área de Educação Física. Comandante de Pelotão e Subunidade da Organização Militar de Cavalaria. Encarregado de Pessoal, Oficial de Inteligência e Subcomandante de Organização Militar. Atuou em diversas áreas do Hospital das Forças Armadas.
Gulart ainda não tem data certa para assumir a responsabilidade, pois está atuando na Câmara Federal, na bancada do Partido Liberal. A ideia, segundo fontes do Executivo, é que a nomeação e posse ocorram já nos primeiros 15 dias de agosto.
O nome do coronel começou a ser ventilado nos bastidores há algumas semanas, dias depois da então secretária municipal de Saúde, Ana Paula Riefel Vieira, pedir exoneração do cargo, no final do mês de junho. Servidora de carreira, a farmacêutica foi a terceira secretária de Saúde do governo municipal, durante a gestão de Ana e Evandro Gutebier (Republicanos). Ao sair, a agora ex-secretária, afirmou que deixa “muitas coisas boas para acontecerem”. “Agradeço, de coração, a todos os colegas que estiveram comigo nessa caminhada, eu sei que em sua maioria pela grande amizade que construímos por muitos anos no serviço público”, escreveu.
Desde que deixou a Secretaria, o então secretário adjunto, Carlos Remedy, foi quem assumiu a responsabilidade de responder pela pasta. Remedy deve continuar na atuação no gabinete junto ao novo titular.


Lorenzoni propõe que comissão pela recuperação do RS reivindique também tributação diferenciada para MPEs atingidas
Nesta quarta-feira (07/10), o deputado Rodrigo Lorenzoni participou de audiência pública na Câmara Federal, em Brasília, sobre a situação dos municípios gaúchos um ano após as enchentes de 2023/2024. A audiência, requerida pela Comissão Externa sobre Danos Causados pelas Enchentes no Rio Grande do Sul, teve as participações do Secretário Federal da Reconstrução no RS, Maneco Hassen, do Secretário Executivo