Pelo segundo ano consecutivo uma carcaça de búfalo inteira será assada no Festival Binacional de Enogastronomia 8° Fronteira, em Sant’Ana do Livramento, Brasil, e Rivera, Uruguai. No dia 5 de agosto, o público poderá mais uma vez degustar a carne de búfalo em uma ação promovida pela Associação Sulina de Criadores de Búfalos (Ascribu) em parceria com a organização do evento. A carcaça será doada pela Agropecuária Búfalas do Pampa, de Rosário do Sul (RS)
Conforme o vice-presidente da entidade, Raphael Gonçalves, a diretoria da Associação de Criadores de Búfalos decidiu como estratégia participar de eventos de gastronomia no Estado. “Este ano já participamos de dois eventos de gastronomia onde foram assadas carcaças de búfalo doadas por criadores e recebemos o convite para participar deste festival na fronteira entre Livramento e Rivera. É um Festival consagrado, com expectativa de receber no sábado mais de duas mil pessoas, promovido por várias entidades da região”, ressalta.
Gonçalves explica também que estes eventos servem para mostrar ao público que a carne de búfalo é uma proteína vermelha, sustentável, saudável e saborosa. “Entendemos que é uma carne nobre, uma carne diferenciada, com suas qualidades e que precisa ser apresentada ao consumidor de carne. E nos eventos que temos participado, é surpreendente a receptividade com a carne de búfalo”, observa.
Além dos assadores da Associação, a equipe contará com um grupo de criadores de Ituzaigó, Província de Corrientes, Argentina, denominado Búfalos del Ibera. A ação também inclui o curso de Gastronomia da Universidade do Vale dos Sinos (Unisinos), que acertou uma parceria com a associação para em vários eventos apresentar a carne de búfalo.