Silêncio e muita concentração. Começou nesta segunda-feira (27) o Concurso de Produtos da Agricultura Familiar, que, já em sua sétima edição, reúne profissionais de diversas áreas e instituições para avaliar os produtos oferecidos nos estandes da 41ª Expointer. Os julgamentos acontecem até a terça-feira (28), e os resultados serão divulgados na quinta-feira (30), às 20h30, no Pavilhão da Agricultura Familiar.
A primeira análise foi de 4 amostras do vinho tinto de mesa fino, seguida do vinho tinto de mesa, com 8 amostras, e do suco de uva integral, com 16. Participam das análises dez jurados de diversas entidades, como Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária – Uva e Vinho (Embrapa), Instituto Federal do Vinho (IFRS), Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do RS (Emater), Laboratório de Referência em Enologia (Laren), que avaliaram coloração, aroma (intensidade e qualidade) e paladar (doçura, acidez, nitidez e qualidade). No caso do suco de uva os critérios foram aspecto, olfato e gosto.
Segundo João Taffarel, da Embrapa Uva e Vinho, coordenador técnico do concurso desde a primeira edição, os critérios de análise sensorial são internacionais, tanto para o vinho quanto para o suco. “Os melhores serão premiados, e o objetivo é qualificar a produção das agroindústrias gaúchas”. E neste ano, com uma boa safra, as amostras de vinho e suco refletiram esta qualidade, com boa cor e equilíbrio de açúcar e acidez.
Todos os empreendimentos familiares estão inclusos no Programa Estadual de Agroindústria Familiar (Peaf) e têm produtos registrados no órgão sanitário competente, embalados, rotulados e dentro do prazo de validade.
Outras Categorias
Ainda nesta segunda-feira à tarde o concurso continua com as avaliações na categoria salame. Na terça-feira (28) serão julgados cachaças, mel e queijo colonial. Os jurados serão chefes de cozinha do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac), Emater e Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) e professores da Universidade Ferderal do Rio Grande do Sul (Ufrgs).
O concurso é promovido pela Secretaria de Desenvolvimento Rural, Pesca e Cooperativismo (SDR), com apoio da Secretaria da Agricultura, Pecuária e Irrigação (Seapi), Mapa, Emater/RS, Ufrgs, Associação dos Produtores de Cana-de-Açúcar e Seus Derivados no Estado do Rio Grande do Sul (Aprodecana) e Embrapa Uva e Vinho.
Programação
Terça-feira (28)
9h – Cachaça Prata / Cachaça Envelhecida (Premium e Extra-Premium)
14h – Mel
16h – Queijo Colonial