qua, 4 de dezembro de 2024

Variedades Aplateia | 30 e 01.12.24

Veterinários questionam prorrogação de instrução sobre Influenza Equina

Para o Simvet/RS, medida pode trazer riscos à sanidade do rebanho equino gaúcho após surtos em países vizinhos
Uma nova Instrução Normativa (IN 09/2018), da Secretaria da Agricultura do Rio Grande do Sul, prorrogou por mais seis meses o prazo para a obrigatoriedade em todo o Estado de comprovação da vacina contra a Influenza Equina. A primeira IN previa para 26 de agosto a entrada obrigatória da vacina e extinção dos atestados de sanidade, que informam que os equinos não tem doença infecto-contagiosa há 30 dias, para a emissão da Guia de Trânsito Animal (GTA). O novo prazo agora é fevereiro de 2019. A medida pegou de surpresa os representantes do Sindicato dos Médicos Veterinários no Estado do Rio Grande do Sul (Simvet/RS).
Conforme o diretor da entidade, João Junior, houve inicialmente uma decisão conjunta do corpo técnico da Secretaria da Agricultura e de entidades do setor equestre do Estado de que estes atestados não eram válidos e seria mais interessante para a sanidade do rebanho equino gaúcho a vacinação e extinção destes documentos. O dirigente informa que o Simvet/RS busca informações dos motivos que levaram o prazo a ser estendido. “Para nossa surpresa, tivemos a notícia desta Instrução Normativa que prorrogou o prazo. O Simvet/RS vem alertando há tempos para o risco que esta medida traz, pois na América do Sul ocorreram focos de Influenza Equina recentemente no Uruguai, na Argentina e no Chile, mostrando a proximidade do problema”, destaca.
Em abril, um surto de influenza equina em diversas regiões da Argentina deixou em alerta criadores e médicos veterinários no Brasil. A doença, considerada uma enfermidade viral de alta transmissão e forte impacto econômico para a atividade, é transmitida por contato direto entre os animais doentes e sadios. Entre os sintomas estão febre, calafrio, respiração acelerada, perda de apetite, entre outros. As perdas em consequência de mortes são pequenas, mas a doença pode trazer complicações como pneumonia, degeneração no coração e fígado, além de enterite.
Foto: Fagner Almeida/Divulgação
Texto: Nestor Tipa Júnior/AgroEffective

Regulamentação da Lei das Comunitárias ganha força em Brasília

  PRÓ-REITOR DE ENSINO DA URCAMP INTEGRA COMISSÃO DO COMUNG O pró-reitor de Ensino e reitor em exercício, professor doutor Rafael Bueno da Rosa Moreira, representa a Urcamp em Brasília para uma semana considerada decisiva para o futuro das Instituições Comunitárias de Ensino Superior do Rio Grande do Sul e do Brasil. Nesta terça-feira, 3, uma comitiva de reitores das

5000 juguetes nuevos es la meta

Acción solidaria que tiene como fecha límite el 24 de diciembre La división Bienestar Social, perteneciente a la Dirección General de Promoción y Acción Social de la Intendencia Departamental de Rivera, inició la campaña de donación que pretende llegar a la cantidad 5000 “juguetes nuevos” los que serán distribuidos a niños y niñas en Merenderos y barrios carenciados de la