Um grupo de empresários, que possui comércio no centro de Sant’Ana do Livramento, se reuniu na Associação Comercial e Industrial de Livramento (ACIL) para cobrar mais segurança.
Recebidos pelo presidente, Roberto Fervenza, e pelos demais membros da diretoria, os empresários apresentaram uma série de demandas e situações que vem ocorrendo com os estabelecimentos comerciais do centro, entre eles furtos, arrombamentos, depredações, brigas e vandalismo. A Brigada Militar e a Polícia Civil foram convidadas a participar da reunião e deram um tom de resposta imediata aos comerciantes, durante o encontro.
O número de furtos com arrombamento já chega a 139, neste ano, em Sant’Ana do Livramento. Os dados, da Secretaria de Segurança Pública do Estado, são complementados com as imagens de câmeras de segurança que registram a ação dos criminosos.
O grupo também cobrou o retorno da Patrulha Comercial da Brigada Militar que, segundo os empresários, tinha uma atuação constante desde 2020, quando foi criada e estava em operação no município.
O prefeito em exercício, Evandro Gutebier, o secretário de Trânsito, Márcio Goulart e o secretário de Serviços Urbanos do município, Júlio Motta, participaram do encontro e se colocaram à disposição dos empresários para auxiliar nas pautas apresentadas.
Sobre a questão da retomada do videomonitoramento do município, o secretário de Trânsito destacou que a Prefeitura já está trabalhando para abrir o processo licitatório de contratação de empresa especializada, que deverá assumir o serviço com a criação de um centro de comando que poderá receber inclusive imagens de câmeras instaladas nos comércios.
Outro assunto ventilado no encontro é a possibilidade da criação de uma Guarda Municipal para auxiliar na segurança. Os vereadores Jovani Romarinho (Republicanos) e Duda Amaral (PP) destacaram que já existe um anteprojeto, em parceria com o vereador Elso Alvienes (PSC), tratando deste tema na Câmara e os dois legisladores se comprometeram com os empresários em articular a viabilidade deste dentro da casa Legislativa.
RELEMBRE
Na semana passada, o assalto a uma relojoaria da cidade criou um verdadeiro cenário de guerra em plena luz do dia. A cena de terror vivida na terça-feira, dia 04 de julho, e com os casos cada vez mais frequentes, os empresários cobraram uma ação mais efetiva da Brigada Militar.
“A gente tá trabalhando com medo. A gente não sabe para que lado correr e o que fazer”, destaca a empresária Andressa Ribeiro.
“A gente precisa de uma resposta imediata. Algo que vá acontecer agora. Depois que quebrarem as vidraças das lojas, o que nos resta é só juntar os cacos”, complementou o comerciante Ygor Camilo.
PRONTA RESPOSTA
Durante o encontro realizado na Associação Comercial, a Polícia Civil atualizou como está o andamento do último caso de assalto em Livramento. O comando da Brigada Militar, por sua vez, se comprometeu a estancar o crescente número de casos no município. “O nosso intuito é de intensificar o policiamento nestes pontos de interesse para que a gente possa estancar os furtos-arrombamento e trazer mais tranquilidade à comunidade”, destacou o comandante do 2º RPMon, major Anibal Silveira.