dom, 22 de setembro de 2024

LOGO GRUPO A PLATEIA capa branco
Variedades Digital | 14 e 15.09.24
Aplateia Digital | 14 e 15.09.24

Última Edição

Documentário Sobreviventes do Pampa concorrerá no Festival de Cinema de Gramado

Ao todo, moradores de 13 municípios da fronteira participam do longa-metragem
DIVULGAÇÃO

Com direção de Rogério Rodrigues, a produção estreia no dia 17 de agosto de 2023, às 14h, no Palácio dos Festivais, no 51º Festival de Cinema de Gramado e conta as histórias dos povos e comunidades tradicionais do Pampa, apresentando a biodiversidade do bioma e o risco iminente da sua existência, devido à acelerada degradação do meio ambiente.

O lançamento do documentário deve acontecer no próximo mês (Foto: Divulgação)

O filme é um mosaico de 35 entrevistas, sendo 28 delas, com sujeitos do campo. Onde são apresentados um recorte dos diferentes olhares dessas singulares identidades sociais que habitam o território.
O documentário ainda conta com a participação do professor Valério de Patta Pillar, especialista no Bioma Pampa, do professor Márcio Zamboni Neske, especialista em Desenvolvimento Rural, da geógrafa e pesquisadora Rafaela Biehl Printes, dos historiadores Tau Golin e Jorge Euzébio Assumpção, da bióloga e pesquisadora da EMBRAPA, Rosa Lia Barbieri e do antropólogo José Maria López Mazz. Sete renomados pesquisadores, com trabalhos de pesquisa relacionados ao Bioma Pampa.
O filme Sobreviventes do Pampa, foi contemplado no Edital SEDAC 05/2019 FAC Pró-Cultura RS, promovido pela Secretaria da Cultura do Estado do Rio Grande do Sul, onde foi classificado em 1º lugar na finalidade Produção de Longa-metragem.
Este documentário foi realizado em 13 cidades do Estado do Rio Grande do Sul, situadas no Bioma Pampa: Alegrete, Bagé, Barra do Ribeiro, Dom Pedrito, Eldorado do Sul, Porto Alegre, Quaraí, Santa Maria, Sant’Ana do Livramento, São Borja, São Miguel das Missões, Tapes e Uruguaiana.
Os personagens santanenses que fazem participação no filme são: Tau Golin, professor e historiador; José Maria López Mazz, arqueólogo e antropólogo; Maria Leci Vieira Vaqueiro, Associação

(Foto: Divulgação)

Remanescentes de Quilombo Ibicuí da Armada; Vicente de Paulo Silveira Willes, agricultor familiar do Assentamento Liberdade no Futuro; Otílio Rodrigues de Almeida, agricultor familiar do Assentamento Liberdade no Futuro; Carmen Willes Vedovatto, professora aposentada, Assentamento Liberdade no Futuro; Márcio Zamboni Neske, professor universitário e especialista em Desenvolvimento Rural; Sipriano César Silva Pires, apicultor, membro da Associação Santanense de Apicultores; Maria Virgínia Albornoz Ferreira, diretora comercial da Casa Albornoz; Rosi de Lima Costa, agricultora familiar, Assentamento N. Sra. da Conceição Torrão e Paulo Adão Teixeira Costa, tropeiro, Quilombo Ibicuí da Armada em Sant’Ana do Livramento.
A película é uma produção da ATAMA FILMES estabelecida em 2012, na cidade de Porto Alegre – Brasil, dedicada à produção de TV e Cinema, é focada em conteúdos inspiradores, documentais ou ficcionais, procurando promover a integração entre a equipe e os colaboradores envolvidos, na busca da diversidade e excelência.