Os alunos das turmas do 2º ano do NEM, do Colégio Santa Teresa de Jesus, orientados pelo professor de filosofia Lorenzo Muller Montiel, protocolaram um ofício na Câmara de Vereadores, sugerindo a apresentação de um projeto de lei que estabeleça o Dia da Cultura Árabe em Sant’Ana do Livramento, a ser celebrado no dia 25 de março.
De acordo com o documento protocolado, o ideia traz diversas justificativas importantes. O texto explica que essa iniciativa busca promover a valorização, o reconhecimento e a celebração da herança cultural árabe presente na sociedade, bem como fortalecer o respeito à diversidade e a coexistência preservada entre diferentes grupos étnicos e religiosos.
A ideia dos alunos, também aborda a valorização da diversidade cultural. “A cultura árabe possui uma história milenar e uma vasta contribuição para a humanidade nas áreas da literatura, música, arte, arquitetura, gastronomia, ciência e muito mais. Estabelecer um Dia da Cultura Árabe é uma forma de proteger e reconhecer essa riqueza cultural, promovendo a inclusão e o diálogo intercultural”, diz trecho.
Além disso, a sugestão trata do combate à discriminação e ao preconceito, a promoção do diálogo intercultural e o estimulo ao turismo e à economia local.