Os vereadores Thomaz Guilherme, de Livramento, Márcio Castro e Mario Augusto, de Quaraí, receberam na última quinta, durante uma vídeoconferência com representantes da Anatel, a garantia de que ainda nesta primeira quinzena de julho será disponibilizado um contato na empresa Winity Telecomunicações para o encaminhamento da demanda da instalação de torres para transmissão dos sinais de telefonia e internet ao longo da BR 293, que liga as duas cidades. O trecho, de quase 100 km, ainda é conhecido como “zona muda” devido à impossibilidade de comunicação.
Cidade limpa
O vice-prefeito Evandro Gutebier, que assumiu a Chefia do Executivo nessa semana durante viagem da titular, anunciou que já está em andamento processo licitatório para terceirização do serviço de limpeza pública em Livramento. A proposta é melhorar esse serviço em toda a cidade.
O escritor e articulista Carlos Alberto Fernandes Correa, o Potoko, acaba de publicar e-book relatando detalhes sobre a criação e o processo de implantação do roteiro turístico “Ferradura dos Vinhedos”, proposto há 10 anos por uma turma de alunos da Universidade Federal do Pampa-Unipampa coordenada pelo professor doutor Avelar Fortunatto. Em 42 páginas, com prefácio do próprio prof. dr. Fortunatto, Potoko apresenta a rota turística e as vinícolas que fazem parte da região em forma de ferradura. Além dela, comprovando a vocação local, fala também em outras empresas, localizadas em Rivera e em outras cidades da região, as quais classifica como “estimadas vizinhas de porteira”. A iniciativa de Potoko ganhou o reconhecimento da Câmara de Vereadores de Livramento, que aprovou a entrega de um Voto de Congratulações a ele. Potoko é membro da Academia Santanense de Letras, colaborador em várias publicações, articulista de jornal “e, claro, apreciador de vinhos”.
Vai ter brique na fronteira
Tudo pronto para a implantação, neste mês, de uma feira livre itinerante que pretende reunir todo tipo de pequeno negócio informal em Livramento. Além da exposição e venda de produtos diversos, também possibilitará troca de mercadorias, apresentações artísticas e brincadeiras, entre outras atrações. A primeira edição deverá acontecer na praça General Osório. A proposta é alinhar com o conceito que formou o tradicional “Brique da Redenção”, em Porto Alegre. A feira local, contudo, deverá visitar também os bairros de Livramento, difundindo o próprio evento e promovendo uma maior integração comunitária.
Um espaço para a Atapel
Mesmo sem mandato parlamentar e sem cargo executivo ou de representação oficial, o ex-vereador Germano Camacho vem conseguindo bons avanços em uma antiga demanda da ATAPEL, a associação dos trabalhadores aposentados de Livramento: em breve, a entidade poderá ganhar um espaço cedido pelo Poder Público para atender às demandas de sua grande clientela local.
Nessa semana, os encaminhamentos nesse sentido, já feitos com o apoio do ex-deputado federal Mauriciok Dziedrick e do deputado estadual Ronaldo Santini, foram levados por Germano e por integrantes da ATAPEL ao vice-prefeito Evandro Gutebier.
A ideia é que o Município solicite ao Governo gaúcho a doação de um prédio localizado na rua 13 de maio – que integra o patrimônio estaduale – e, após, o ceda para utilização da entidade. Germano, que preside a comissão provisória do PODEMOS em Livramento, destaca o acolhimento e receptividade do Vice-Prefeito ao pedido. Imediatamente, segundo ele, Gutebier comprometeu-se a verificar a situação e encaminhar o pedido levado por Germano e pelos diretores da Associação dos Aposentados.
Investimentos no Pronto Socorro
O assessor parlamentar Rogério Benites, que integra a Executiva Estadual do PSOL e atua junto às bancadas federal e estadual do partido, confirmou nessa sexta-feira que a deputada estadual Luciana Genro vai destinar R$ 150 mil, a pedido dos filiados e simpatizantes do partido em Livramento, para a reforma e ampliação do Pronto Socorro do hospital Santa Casa, com extensão de salas para permitir que mais pacientes sejam atendidos com conforto e dignidade.
Ele já entrou em contato com a direção do hospital para dar andamento nos documentos necessários para solicitação de emenda parlamentar estadual, respeitando o cronograma do encaminhamento de projetos junto ao Orçamento do Governo gaúcho.
O investimento vai incluir ainda a aquisição de equipamentos modernos a fim de garantir a segurança e o bem estar dos pacientes, especialmente do SUS. Segundo Benites, foi acordada com a direção do hospital a criação de uma área reservada para idosos e deficientes, assim como um ambiente reservado às mulheres vítimas de violência doméstica, a chamada Sala Lilás, para que tenham acesso a cuidados especiais e atenção individualizada. A área também incluirá recursos de acessibilidade, assentos e banheiros adaptados e em ambiente climatizado na área de espera dos pacientes. Benites confirmou que já recebeu, da direção, os documentos necessários para manifestação de interesse.