qui, 19 de setembro de 2024

LOGO GRUPO A PLATEIA capa branco
Variedades Digital | 14 e 15.09.24
Aplateia Digital | 14 e 15.09.24

Última Edição

Livramento registra mais de 450 ocorrências por furtos nos primeiros cinco meses de 2023

Além dos furtos, os roubos e os crimes relacionados ao abigeato também aumentaram
Operação Comunidade que aconteceu na Vila Santa Clara na última sexta-feira (23), que culminou com a prisão de seis pessoas e apreensão de dinheiro e drogas (Foto: Matias Moura )

Sant’Ana do Livramento registrou, nos últimos cinco meses, 453 ocorrências de furtos, o que significa, em média, 90 furtos por mês em 2023. Em comparação com o mesmo período no ano de 2022, houve um aumento de 1,12% deste delito, com 448 furtos registrados. O crime de furto é tipificado no código penal no Art. 155: “Subtrair, para si ou para outrem, coisa alheia móvel”.
Segundo esses dados, disponibilizados mensalmente pela Secretaria de Segurança Pública do Estado (SSP/RS), nos meses de janeiro a maio, além do aumento nos furtos, houve também um aumento nos crimes de abigeato, que já registra 58 ocorrências. É um aumento de pouco mais de 23% comparado com o ano passado, onde foram feitas 47 ocorrências.
Já os delitos relacionados a armas e munições também tiveram um aumento, 20 ocorrências foram registradas nos primeiros cinco meses, sete a mais que em 2022. Além desses dados, chama atenção o aumento de 18% nos crimes de estelionato: em 2023 foram 258, ao passo que em 2022 foram registradas 219 denúncias.

Veículos que haviam sido furtados em Livramento e em Rivera foram encontrados abandonados em uma zona afastada em Livramento (Foto: Debora Castro )

Furtos e roubos de veículos 

O Jornal A Plateia acompanhou, ao longo desses meses, situações em que proprietários tiveram seus veículos roubados ou furtados em Livramento. Em Sant’Ana do Livramento, alguns automóveis e motocicletas foram recuperados com possibilidade de uso, enquanto outros foram encontrados sem diversas peças, como por exemplo, pneus.
Os dados divulgados pela SSP, apontam uma diminuição de 35% nos furtos neste ano, com 20 registros, comparados com o ano de 2022, que foram 31. No roubo de veículos, entre os dois anos, aconteceram dois casos.

Materiais apreendidos pela Brigada Militar em uma residência no centro de Livramento no mês de abril (Foto: Lucas Noro )

Entorpecentes 

No que se refere ao crime relacionado ao tráfico de drogas, as ocorrências seguem na mesma média: 2023 soma 25 prisões, apenas duas

Droga apreendida pela Força Tática após fuga de condutor em uma motocicleta no bairro Jardim Europa. (Foto: Lucas Noro)

a mais que o ano passado. Um esforço evidente da Polícia Civil e da Brigada Militar para desmantelar pontos específicos em que há comercialização de entorpecentes.

Violência e facções

O ano de 2022 foi marcado por uma intensa disputa entre facções por pontos de vendas e tráficos de drogas na Fronteira da Paz. Somente naquele ano foram registrados mais de 30 homicídios por arma de fogo, somando-se casos em Livramento e em Rivera.
De janeiro a maio, há o registro de seis vítimas de homicídio doloso em Livramento. Destas, quatro são vítimas de arma de fogo, resultado de disputa entre organizações criminosas.

O que diz a Brigada Militar?

O comandante do 2º Regimento de Polícia Montada (RPMon), major Anibal Silveira, procurou esclarecer diversos pontos no tocante ao policiamento ostensivo no município.
No que se refere ao número crescente de furtos no município, o comandante explicou que, diariamente, são feitos estudos através das plataformas de segurança pública, que indicam os locais com mais incidência desse crime e a partir daí estratégias são montadas na busca da repressão de futuros casos.
“Os números apresentados pelas plataformas de segurança nos dão um cenário, nos permitem um mapeamento dos locais com mais incidência de determinados crimes, seja tráfico de entorpecentes, furtos ou furtos qualificados, mas levamos em conta também a expertise dos policiais que estão nas ruas, que conhecem a comunidade”, explicou o comandante.
Já os números referentes a homicídios dolosos, o major Aníbal ponderou que a maior preocupação da Brigada Militar é preservar a vida, “fazer a contenção dos delitos de homicídio, mitigar esses números, principalmente crimes dolosos, crimes violentos intencionais contra a vida. Nós trabalhamos na busca de reduzi-los”, disse.
“O nosso atendimento é feito através das patrulhas da área central e dos bairros, que contam com a suplementação da Força Tática, da Rocam, do Pelotão Hipo e na área rural com a Patrulha Rural”, explicou o comandante.

VAMOS DAR UMA CADEIRADA NA PERDA DE TEMPO?

Buenas! Não importa o quanto você não goste de política, não importa o quanto queira se isolar do mundo cada vez menos civilizado em que vivemos, nada disso impediu que você visse e revisse a cadeirada do Datena no Marçal. Não importa se você gostou da cadeirada, nem se achou um absurdo, o que importa é que eles continuarão aí,

Pedido do TCE ao Ministério da Previdência beneficia 285 municípios que possuem RPPS

Estado e municípios do Rio Grande do Sul receberão um total de R$ 474 milhões por meio do processamento automático da compensação previdenciária. A medida, que teve apoio do Tribunal de Contas do Estado (TCE-RS), foi efetivada pelo Ministério da Previdência Social durante os eventos climáticos que atingiram o Rio Grande do Sul em maio. Aproximadamente 86% dos municípios que