🇺🇸 JUROS NOS EUA: Os investidores estão esperando os comentários do presidente do Fed, Jerome Powell, para detalhes sobre novas altas de juros. Parte dos formuladores de políticas indicou que provavelmente serão necessárias novas altas de juros para reduzir a inflação.
🚨 RÚSSIA 1: O prefeito de Moscou, Sergei Sobyanin, declarou que cancelou o regime antiterrorista, imposto na capital russa no fim-de-semana por causa do motim do grupo mercenário Wagner. Sobyanin fez o anúncio em um comunicado no Telegram, nesta segunda-feira. Ele agradeceu aos moradores pela “calma e compreensão”.
🚨 RÚSSIA 2: Também hoje, a televisão estatal divulgou imagens do ministro da Defesa, Sergeil Shoigu, inspecionando as forças russas na Ucrânia. Essa é a primeira aparição pública dele após a rebelião dos paramilitares. Analistas internacionais apontam para “fraqueza” do regime de Vladimir Putin.
👀 DESTAQUES DA SEMANA:
✔️ *ATA DO COPOM: Amanhã será divulgada a ata da mais recente reunião do Comitê de Política Monetária na qual os juros básicos da economia foram mantidos em 13,75% ao ano pela sétima vez consecutiva. *
✔️ INFLAÇÃO: Também na terça sai a prévia do Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA-15), referente à junho.
🚨 VALOR – CMN discute meta de 2026 e possível flexibilização do período.
*O Conselho Monetário Nacional (CMN) se reúne na próxima quinta-feira para definir a meta de inflação de 2026 e, segundo a regra, pode aproveitar para rever os objetivos dos anos anteriores. Os sinais mais recentes da equipe econômica, contudo, indicam que a tendência é que seja mantido o patamar de 3% – com tolerância de 1,5 ponto percentual – para todos os períodos. *
VALOR – Secretários de Fazenda vão analisar relatório da reforma.
Os secretários estaduais de Fazenda vão se reunir hoje: “Vamos fazer uma análise crítica com base nas premissas que defendemos, e com as divergências”, disse ao Valor o presidente do Comsefaz, Carlos Eduardo Xavier. Posteriormente, pretendem dialogar com o relator.
*FOLHA: Presidente da Petrobras afirma que PPI ‘era o rabo abanando o cachorro’ *
O presidente da Petrobras, Jean Paul Prates, afirmou em entrevista que empresas têm o direito de definir seu próprio preço e que o PPI “era o rabo abanando o cachorro”. Ele defendeu uma nova política de dividendos, para a empresa poder investir mais, e “um ajuste” no plano de negócios da estatal, que “deve sair agora, em julho ou agosto”.
FOLHA – Fundo saudita avança para ficar com 10% dos metais da Vale.
A transação, avaliada em cerca de US$ 2,5 bilhões, já recebeu sinal verde do Conselho de Administração da mineradora e estaria agora em fase de preparação de documentos.
VALOR – Megaleilão de transmissão atrai R$ 15,7 bi.
No setor não há dúvida de que os nove lotes serão arrematados, mas a pequena disponibilidade de construtoras capacitadas e o custo alto do capital apontam para um certame conservador.