Na tarde da sexta-feira (23), a Polícia Civil, por meio de mais de 30 agentes de Sant’Ana do Livramento, Quaraí e Rosário do Sul com apoio do Canil da Brigada Militar, deflagrou a operação Comunidade, visando reprimir a prática do tráfico de drogas na rua Argemiro Simões, na Vila Santa Clara.
A operação resultou cumprimento de cinco mandados de prisão preventiva e quatro mandados de busca e apreensão, com cinco presos, além de drogas e celulares apreendidos. De acordo com a delegada titular Giovana Muller, os presos não possuem ligação com facções. “A nossa investigação é focada na questão dos pontos de tráfico que têm ali. Não têm vinculação com os homicídios que ocorreram e que estão sob investigação. A questão de facções, neste momento, não é o foco”. Ela mencionou os pedidos da comunidade para um maior policiamento na região. “São os pedidos da comunidade sobre os diversos pontos [de tráfico] que têm ali”, explicou.
A mulher e os cinco homens presos já possuem antecedentes criminais ligados ao tráfico de entorpecentes, incluindo homicídio, e são conhecidos na comunidade. “Não foram encontradas armas, até porque ali é um local de pouca armazenagem, justamente para evitar a alegação de tráfico. Frequentemente a Brigada Militar aborda usuários e traficantes e a pouca quantidade encontrada é usada para alegar uso pessoal”, disse a delegada responsável pela operação.
A partir desta operação, a Polícia Civil pretende concluir, junto à Justiça, as demais investigações relacionadas aos presos.