Durante os três dias do maior evento global de inovação e tecnologia, que acontece há 11 anos na Europa, foram marcados pela reverência à delegação que representou o Rio Grande do Sul. Desde
o primeiro dia, na quarta-feira (07), a idealizadora do South Summit fez questão de apresentar o vice-governador do Rio Grande do Sul, Gabriel Souza (MDB), às principais personalidades políticas e do setor empresarial presentes no evento.
Como de não bastasse o caminho que ela fez desde a entrada da feira que acontece no local chamado La Nave, ao sul de Madrid, Maria Benjumea ainda citou em mais de uma oportunidade representantes da delegação brasileira, afirmando que a edição do evento em Porto Alegre foi uma “experiência extraordinária”, que lembrou-lhe o início do South Summit que chega a sua 11ª edição em 2023.
Neste ano, somente na edição espanhola, o evento reuniu mais de 300 milhões de dólares em investimentos para startups. Esta é a ideia do evento: ter em um lugar só, ideias inovadoras e investidores disponíveis para aplicá-las a partir de fundos de financiamento, além do network gerado pelo encontro dos convidados.
José Renato Hopf, presidente do South Summit Brazil, destaca o fato de estar praticando o grande diferencial do evento. “Demonstrando a fortaleza de estarmos integrando a construção do ecossistema de inovação para um evento para o mesmo ecossistema, que gera desenvolvimento no nosso Estado”, afirma.
SOUTH SUMMIT BRASIL É CONFIRMADO: MARÇO DE 2024
Um dos momentos mais importantes para a delegação foi a assinatura do termo que confirma a data da próxima edição do evento em Porto Alegre, que acontecerá de 20 a 22 de março de 2024, no Cais Mauá. A exemplo das duas primeiras edições, a terceira deve acontecer às margens do Guaíba e tem previsão de receber mais pessoas do que em 2023.
“A nossa proposta será a de qualificar o evento, oferecer essa jornada melhor, ampliando a área do evento e algumas outras novidades que ainda estão em fase de planejamento. Tenho certeza que, quem for ao South Summit Brazil, encontrará um evento ainda mais qualificado, com uma experiência melhor”, destaca o CEO do evento no Brasil, Thiago Ribeiro.
Secretário de Turismo do RS, Vilson Covatti, afirma que o evento, além de ser um avanço de inovação e tecnologia, representa também um impacto direto no turismo. “Nós precisamos fazer com que essa tecnologia (promovida pelo evento) chegue nos pequenos e grandes empresários do turismo”, destacou.
Ainda na linha do desenvolvimento na área do turismo, Covatti assinou um documento com o vice-governador na sede da Mastercard, em Madrid. A Plateia foi o único veículo de imprensa a ter acesso presencial no encontro. Na oportunidade, Souza deu continuidade a um trabalho iniciado pelo governador Eduardo Leite (PSDB), nos Estados Unidos, formalizando a adesão do RS ao Mastercard Tourism Innovation Hub, que é um Centro de Inovação em Turismo da empresa. O acordo facilitará o acesso a soluções inovadoras da Mastercard e identificará potenciais projetos de interesse para beneficiar o setor de turismo do Rio Grande do Sul. “Livramento, por exemplo, que tem o turismo de compras, é um local fundamental, pois o cartão de crédito usado pelos consumidores nos dá muitas informações, e a Mastercard vai disponibilizá-los”, explicou Souza.