Assim como no ano passado, em que A Plateia acompanhou a emblemática 10ª edição do South Summit e encontrou santanenses na Europa, neste ano não seria diferente. A Coluna do Editor conversou com um casal de santanenses que neste mês de junho está residindo em Madrid para acompanhar o maior evento de tecnologia e informação do mundo.
Antonio Gornatti e Glaura Inácio são casados há 22 anos e se conheceram no mundo da tecnologia. “A gente já se conhecia de Livramento há bastante tempo, mas no início da minha carreira ele me convidou para trabalhar na RBS (onde Gornatti atuava em 2000). Trabalhamos dois anos juntos e casamos”, conta Glaura. “Eu sabia que ela era muito eficiente, mas sempre teve uma segunda intenção por trás desse convite”, brinca Gornatti.
Apesar de ambos terem seguido caminhos profissionais distintos, ainda no ramo da tecnologia, há uma confluência de temas profissionais que une o casal. Glaura faz parte de uma empresa global, sediada em Madrid, motivo deles estarem morando neste mês na capital espanhola, além da companhia para qual ela trabalha também participar do evento.
Uma curiosidade: durante as duas primeiras edições do South Summit Brazil, Gornatti foi o diretor operacional. Ele foi um dos responsáveis pela construção do evento em Porto Alegre. Atualmente, o santanense se dedica à sua própria empresa, ainda no mesmo ramo, o que possibilita a sua atuação de qualquer parte do mundo. “A pandemia nos ensinou a trabalhar remoto. A partir dessas situações, em alguns períodos tu consegues fazer isso. Volta e meia a gente se depara com essa situação de a gente ter que sair por um tempo pelo meu trabalho ou pelo da Glaura”, conta ele.
O casal tem planos de morar nos próximos meses nos Estados Unidos e na África do Sul. “Eu acho que tudo é possível de a gente alcançar quando a gente tem determinação. Hoje está muito fácil de se planejar e viajar pelo mundo, mas é preciso estudar, inclusive estou aproveitando para melhorar o meu espanhol”. Glaura complementa com um recado para quem sonha em viver fora de Livramento: “Hoje, com a tecnologia, quem sabe muito sobre o que está acontecendo agora, não sabe muito mais do que quem não sabe nada, então hoje entrar para essa área de tecnologia é muito mais fácil do que já foi. O recado de Antônio é: pensar grande dá o mesmo trabalho do que pensar pequeno. Tem que ter um objetivo e determinação”, frisa Gornatti.


Subcomissão é criada para investigar abusos e violações contra presos do 8 de janeiro
A Comissão de Segurança Pública e Combate ao Crime Organizado aprovou, nesta terça-feira (1), requerimento de autoria do deputado Zucco (PL-RS) para a criação de uma Subcomissão Especial destinada a fiscalizar in loco as denúncias de abusos praticados pelo Estado brasileiro e violações de direitos humanos dentro do sistema penitenciário praticados contra os presos do 8 de janeiro. Líder da