A Escola Estadual Professor Chaves realizou, nesta semana, uma mostra científica proposta pela Secretaria Estadual de Educação (SEDUC). Coordenados pela professora Denise Toledo, as turmas da Educação de Jovens e Adultos (EJA) apresentaram projetos de sustentabilidade e inclusão social. Em um deles, os alunos sugeriram a criação e manutenção de hortas comunitárias nos bairros de Sant’Ana do Livramento, envolvendo a comunidade e o poder público.
O objetivo principal é criar espaços para o manejo sustentável de hortaliças, consumo e venda em espaços comunitários. Além disso, a proposta busca parceria com organizações, tais como associações de moradores, CRAS e Secretaria Municipal de Agricultura.
De acordo com os alunos, um dos principais benefícios da criação das hortas é o fortalecimento social que ela proporciona por engajar um grupo de pessoas em prol de um bem para a comunidade. Na proposta, eles colocam a geração de renda como um viés secundário. “Eu lancei um desafio para os meus alunos para que eles fizessem um projeto com o tripé da sustentabilidade: ambiental, econômico e social”, comentou a professora Denise. O diretor da escola, professor Daniel Tavares, relatou que a mostra científica na escola foi “bem produtiva” e que “saíram grandes projetos”. “Superou nossas expectativas”, afirmou.
Outro projeto apresentado pelos alunos da EJA, foi a ideia de utilizar as embalagens de leite como isolamento térmico em casas de famílias que vivem em vulnerabilidade social. “Esse trabalho já existe no centro beneficente Maria Abigair, lá no bairro onde eu moro”, comentou o aluno Milton que estava apresentando a maquete. “Eu, quando criança, morei em casa precária […] se tivesse um revestimento desses [embalagens] no meu quarto, teria feito uma baita diferença”, comentou Milton.
Além da escola professor Chaves, a escola Vitélio Gazapina também realizou a mostra científica esta semana.


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