Com o fim do prazo de entrega da declaração do imposto de renda, a Receita Federal traz um alerta aos contribuintes sobre um novo golpe da internet: uma mensagem de texto que chega pelo celular da pessoa ou por e-mail, dizendo que há erro ou divergência no IFPF e que este deve ser corrigido após clicar em um link.
O conteúdo da mensagem usa o nome e o logotipo da Receita e através delas quadrilhas especializadas em crimes pela internet podem obter, ilegalmente, informações fiscais, cadastrais e financeiras dos contribuintes, ou instalam programas nos computadores que captam e enviam informações pessoais.
A orientação da Receita é não abrir ou responder as mensagens.
Caso receba alguma comunicação com endereço de origem da instituição, o procedimento seguro é entrar no portal do contribuinte (e-CAC), com login e senha, e verificar se há alguma pendência no CPF ou imposto de renda.
Veja as orientações divulgadas pela RF:
- Não abrir arquivos anexados, pois normalmente são programas executáveis que podem causar danos ao computador ou capturar informações confidenciais do usuário;
- Não acionar os links para endereços da Internet, mesmo que lá esteja escrito o nome da RFB, ou mensagens como “clique aqui”; e
- Excluir imediatamente a mensagem.