ter, 8 de abril de 2025

Variedades Digital | 05 e 06.04.25

Agroindústrias recebem treinamento sobre manipulação correta de alimentos

No dia 30 de maio , as agroindústrias santanenses receberam um treinamento promovido pelo Serviço de Inspeção Municipal do munícipio em conjunto com o Laboratório de análise de alimentos Drº Pio.

O Coordenado do SIM ( Serviço de Inspeção Municipal), Ariel Duarte Lima abordou o tema Gestão de Risco e explanou sobre a  Lei, Nº14.515 de 29 de Dezembro de 2022, que vem determinar a necessidade de implantação dos Programas de Auto Controle pelas agroindustrias.

Os biólogos Fernanda e Rodrigo do Drº Pio explanaram o assunto referente a Microrganismos Mesófilos no qual, foi tratado que a forma de entrega adequada das amostras pelas empresas deve ser em temperatura controlada/refrigerada assim como foi feita referência  a contagem total de Aeróbios Mesófilos, que é uma análise que não diferencia os tipos de bactéria, sendo usada como uma verificação da qualidade higiênica dos alimentos e sues processos de produção.

Os procedimentos para Controle da Quantificação vêm de encontro com o tema abordado sobre os Programas de Autocontrole que as empresas devem ter juntamente com as Boas Práticas de Fabricação e Controle de todos os processos de produção do estabelecimento desde a chegada da matéria prima , embalagem, armazenamento, acondicionamento, higienização, manipuladores, manipulação dos produtos, entre outros, desta forma podendo minimizar a quantificação destas contaminações.

Após as palestras, o evento elaborou uma mesa redonda com a participação de outros Serviços de Inspeção da cidade de São Gabriel e Rosário do Sul.

Esse evento fez parte de uma Programação Conjunta para celebrar o Dia Mundial da Inocuidade dos Alimentos que será realizará no dia 07 de junho de 2023, e do” Programa Qualidade do Alimento Bom para Todos”. E contou com a participação de manipuladores de alimentos, responsáveis técnicos e proprietários de Agroindústrias de produção de origem animal.

Auditoria do TCE-RS traz economia de mais de 7 milhões em receita para o Estado

O Tribunal de Contas do Estado (TCE-RS) identificou, durante a Auditoria Financeira realizada no Balanço Geral do Estado (BGE) em 2023, 714 contas bancárias que não estavam registradas no ativo do Estado. As contas, que haviam sido originalmente abertas na extinta Caixa Econômica Estadual, com a dissolução dessa instituição, foram transferidas sem registro contábil para o Banco do Estado do