Prestes a completar 200 anos de fundação no mês de julho, o nosso município guarda nas páginas da história importantes fatos como, por exemplo, a instalação do Frigorífico Armour, no começo do século passdo, grande empresa multinacional norte-americana, que tinha uma grande planta frigorífica, construída em uma antiga charqueada.
Em setembro de 1966 foi fundado, no município, o Lanifício Thomaz Albornoz S.A considerado um dos maiores e mais importantes da América Latina enquanto esteve em atividade.
Pois é justamente para unificar essas duas partes da história gaúcha e santanense, e resgatar a importância econômica do município no beneficiamento e industrialização de lãs, que o empresário Ricardo Biesdorf está apostando na criação da Tecno Lã Sul, instalada dentro da antiga planta frigorífica do Armour e que contará com o maquinário utilizado no lanifício. Após a compra da área, há alguns anos, o projeto foi repensado para unir história,
“O objetivo da nossa empresa é trabalhar em parceria com produtores e empresários locais, proporcionando uma melhor estruturação do mercado da lã, uma vez que hoje há uma valorização muito grande das lãs finas, enquanto as lãs mais grossas não estão conseguindo entrar no mercado”, comenta o empresário.
Ricardo comenta também que a empresa irá trabalhar buscando parceiros das barracas locais e cooperativas, para dar destino às lãs mais grossas principalmente, que hoje não estão conseguindo mercado. “Como está muito difícil o fluxo financeiro para alguns produtores, nós vamos tentar pegar e processar a lã com o menor investimento financeiro possível dessas empresas”.
O empresário destaca ainda que a Tecno Lã Sul trabalhará com o processo de certificação com foco no bem-estar animal como um diferencial do seu produto. “Nós queremos trazer um pouco mais de expertise na área comercial buscando uma certificação internacional e do produtor onde nós iremos ter um selo de bem-estar animal, vamos estar colocando no mercado uma lã certificada e com selo de qualidade. E isso se estende até a propriedade que também poderá ser certificada”.
Ricardo Biesdorf disse ainda que a empresa buscará atrair clientes internacionais que serão convidados a vir ao município conhecer o produto na sua origem além da história e tradição local na produção e criação de ovelhas. “Nosso projeto aqui não é só uma indústria de lã, vamos viabilizar o turismo também. Teremos oliveiras e uvas da região que são plantadas aqui dentro, uma cabanha de ovinos e outra cabanha de cavalos crioulos, além de outras atrações”.
Notícias do dia por Germano Rigotto
🇧🇷RESUMO-002☀️☀️☀️ ✅ NOTÍCIAS DO DIA – ANO 9 n° 2923 Dia 20 de Novembro de 2024, Quarta-Feira DATAS COMEMORATIVAS Dia da Industrialização da África Dia do Auditor Interno Dia do Biomédico Dia do Técnico em Contabilidade Dia Nacional da Consciência Negra Dia Mundial da Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica (DPOC) Dia Universal da Criança TEMPERATURA E INDICADORES FINANCEIROS ⛅