Localizada na região do Passo do Guedes, em Livramento, a Cabanha Vaimaca surgiu há 4 anos da paixão do empresário do ramo calçadista Leandro Botino por cavalos crioulos. Desde então, a propriedade participa de competições envolvendo os equinos desta raça, que é um símbolo do nosso estado. De origem doble chapa, com o pai uruguaio e mãe brasileira, Botino diz que, apesar de a família não ter raízes ligadas ao agronegócio, sempre teve apreço pelas coisas do campo, o gaúcho e seu folclore. Tanto que a sua cabanha leva o nome do Cacique Charrua Vaimaca, considerado um dos últimos índios charruas do Uruguay, capturado e levado em 1834 para Lyon, na França, e exposto em praça pública em uma gaiola como um bicho raro.
Leandro comenta que há pouco mais de um ano, decidiu começar a criação de ovinos da raça Poll Dorset, após buscar informações sobre as características da raça que é basicamente carniceira. “Desde que nós adquirimos aqui fora, nós já criávamos ovelhas das raças Merino e Ideal para consumo próprio. E com a baixa da lã decidimos migrar para a criação de um animal voltado mais para a carne, daí nós chegamos até a raça Poll Dorset, que é considerada pelos especialistas como o Angus da ovinocultura, em consequência do marmoreio que ela produz”, contou.
Foi a partir disso que o empresário começou a adquirir os primeiros exemplares da raça de um criatório já consolidado. Hoje, a Cabanha Vaimaca está focada em se especializar na produção de genética, incorporando ao seu plantel animais como o Campeão Ovino Adulto Expointer 2022. Além da sua participação vitoriosa na 35° FENOVINOS e 2° Nacional da Raça Poll Dorset conquistando os prêmios: Grande Campeã Trio Rústico e Grande Campeão Rústico Poll Dorset com o Borrego Tatuagem 09.
A cabanha santanense também adquiriu, durante a 35ª Fenovinos, a borrega eleita “Miss Ovelha” do evento, sendo o animal mais valorizado no leilão de ovinos, de nome Rancho Miguel IA 250, borrega de 17 meses, filha do Panda 3478, que foi Grande Campeão da Expointer Digital 2020 e Reservado de Grande Campeão da Expointer 2021, o animal que atualmente está no Panará será entregue durante a Expointer 2023 para a Cabanha Vaimaca. “Estamos adquirindo esses animais diferenciados, pois o nosso objetivo é desenvolver um plantel para venda de matrizes e reprodutores.”
Questionado sobre como a visão e expertise do ramo empresarial pode alavancar o setor ovelheiro, Leandro, que tem 30 anos de idade, disse que nada faz sozinho e ter uma boa equipe com a mesma visão é o grande diferencial. “Agradeço ao nosso cabanheiro Joaquim Fajardini Neto e ao nosso funcionário Matias dos Santos pela dedicação deles aqui na cabanha. Nós temos alguns planos futuros, como por exemplo criar uma marca de carne através de uma parceria com algum frigorífico. Ter a nossa marca própria de cordeiro Poll Dorset é um dos nossos objetivos, sem dúvida. Além, é claro, da possibilidade de abrir a cabanha para visitação, pois estamos situados dentro da Ferradura dos Vinhedos” .
Notícias do dia por Germano Rigotto
🇧🇷RESUMO-002☀️☀️☀️ ✅ NOTÍCIAS DO DIA – ANO 9 n° 2923 Dia 20 de Novembro de 2024, Quarta-Feira DATAS COMEMORATIVAS Dia da Industrialização da África Dia do Auditor Interno Dia do Biomédico Dia do Técnico em Contabilidade Dia Nacional da Consciência Negra Dia Mundial da Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica (DPOC) Dia Universal da Criança TEMPERATURA E INDICADORES FINANCEIROS ⛅