A empresa Stradale recebeu por volta do meio-dia desta sexta-feira, 12, o alvará definitivo que lhe permitirá colocar em funcionamento as instalações totalmente reformadas na rua Daltro Filho, esquena com a Faixa do Porto Seco. A partir das 5h da madrugada da próxima segunda-feira, 15, os usuários das empresas de transporte intermunicipal já começarão a utilizar o espaço, que agora conta com acessibilidade e cobertura na área de embarque e
desembarque. A empresa cumpriu todas as exigências da Prefeitura para obter o alvará de funcionamento no local.
Nova agência
Ainda que a data não tenha sido confirmada oficialmente, é bastante provável que seja marcada para 29 do mês que vem a inauguração festiva da nova agência da Caixa Econômica Federal em Livramento. A futura sede da agência 0505 vai ocupar um espaçoso espaço com 1050metros quadrados de área construída na rua Rivadavia Corrêa, 724, edificado pela Construtora Acácia, de Livramento, seguindo exatamente as especificações da própria CEF, num investimento de R$ 1,2 milhão. Depois de concluída a obra civil, o local recebeu toda a infraestrutura de lógica e segurança feita por técnicos da Caixa. Uma das novidades será um amplo espaço de espera para o público e de auto-atendimento aos clientes.
Liderança mantida
O vereador Jovani Romarinho ainda não formalizou na Secretaria da Câmara de Vereadores nenhuma manifestação sobre a decisão de deixar a Liderança do Governo Municipal na Casa Legislativa. Ele teria contudo apresentado esse desejo por escrito à Chefia do Executivo, mas, apesar dos muitos rumores a respeito, essa decisão ainda não foi oficializada em nenhum dos espaços formais.
Cabos enrolados
Mesmo com legislação específica e vários acordos, incluindo a realização de mutirões envolvendo as várias empresas que atuam na área de telefonia e internet em Livramento, pensiste o problema da grande quantidade de cabos em desuso fazendo volume nos postes a rede de distribuição de energia elétrica – alguns rebentados e caídos sobre as ruas e passeios, representando grande perigo para motoristas e transeuntes. O vereador Thomaz Guilherme (foto), que vem acompanhando de perto essa questão e foi o autor de projeto que regulamenta a responsabilidade das empresas sobre esses fios, revela que já foram retirados mais de 1 toneladas de cabos sem uso de vários pontos da cidade. Nesta sexta-feira, ele acompanhou reunião entre representantes do
Ministério Público e das empresas que atuam no setor para a discussão de alternativas. Uma das possibilidades será a formatação de um TAC no qual as empresas cumpram as metas de organização e retirada de cabos sem uso sob pena, inclusive, da aplicação de multas. O MP já adota esse tipo de condicionamento em algumas cidades do Estado, segundo o vereador.
O engenheiro e ex-prefeito de Livramento, Elifas Simas, que presidiu a Companhia Riograndense de Mineração-CRM e atualmente prestava assessoramento técnico na área de energia à bancada do PT na Assembleia Legislativa, foi chamado esta semana a assumir a gerência de Engenharia e Manutenção do Grupo Hospitalar Conceição. O GHC, referência no atendimento do SUS, é formado pelos hospitais Conceição, Criança Conceição, Cristo Redentor e Fêmina, além da UPA Moacyr Scliar, 12 postos de saúde três CAPS e a Escola GHC, reunindo 9.874 profissionais. Na posse, Elifas foi recebido pelo diretor- -presidente do GHC, Gilberto Barichello, e pelo ex-superintendente do grupo, João Motta (foto).
Sobre a Lei Paulo Gustavo
A Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Lazer coordenará Audiência Pública na próxima quinta-feira, 18, para discutir e esclarecer dúvidas a respeito da Lei Paulo Gustavo. O Governo Federal liberou R$ 3,8 bilhões para o setor.