O governador Eduardo Leite e uma comitiva de secretários estaduais estiveram em Nova York, nos Estados Unidos, cumprindo missão oficial, focada especialmente nas áreas de tecnologia, inovação e atração de negócios. A finalidade foi apresentar a investidores internacionais as potencialidades do RS para aplicação de recursos e prospecção de negócios. O secretário de Desenvolvimento Econômico do RS, Ernani Polo, também integrou a missão.
Nas agendas foram cumpridas reuniões com executivos e direções de bancos e bigtechs, como Google, Oracle e Microsoft, encontros com empresários e investidores. Uma das importantes reuniões realizadas ocorreu na Microsoft, onde a comitiva foi recebida pelo gerente-geral da companhia para as Nações Unidas e Organizações Internacionais, Chris Sharrock. Foram discutidas novas parcerias com a empresa, visando ampliar soluções de governo para qualificar ainda mais os serviços digitais, acompanhando o ritmo de avanço da Inteligência Artificial (IA) mundial. A Microsoft já é uma importante parceira do Estado no fornecimento de tecnologias, além de estar instalada no Rio Grande do Sul, com o Centro de Inovação Microsoft-PUCRS. Atualmente, 93% dos serviços ofertados à população gaúcha estão em formato digital.
“É importante essa presença do governo em um de nossos grandes parceiros comerciais, como são os Estados Unidos, para mostrar o potencial do Rio Grande do Sul a investidores, com o objetivo de atrair investimentos e, ao mesmo tempo, abrir mercados para os produtos daqui”, explicou Polo.
“Nós estamos aprofundando essa relação com as bigtechs para identificar as soluções, a evolução da tecnologia e como podemos acoplar essas ferramentas no serviço público, além de acompanhar os reflexos dessas mudanças na sociedade. Já temos uma parceria com a Microsoft e queremos evoluir, trazendo soluções para o desenvolvimento das pessoas”, disse o governador Eduardo Leite.
Ainda segundo o governador o RS tem um ambiente de negócios favorável a investimentos devido às reformas promovidas nos últimos anos. “Somos um centro de inovação e sustentabilidade, com uma mão de obra extremamente diversificada e qualificada. Trabalhamos para que o Rio Grande do Sul se torne o melhor Estado para se viver”, destaca o governador.
Nas agendas em Nova York o governador Eduardo Leite e comitiva gaúcha também participaram de encontros com empresários, no Council of the Americas (COA), sobre as oportunidades de negócio no Estado a partir das reformas estruturais promovidas pelo governo nos últimos anos. Após o encontro, conversou com alunos da Columbia University School of International and Public Affairs (Sipa) e da Teachers College da Columbia University. Um encontro importante também foi a participação da comitiva no “Brazil Investment Forum”, promovido pelo Lide, grupo de líderes empresariais, em abordagem sobre reformas e atratividade do Brasil a novos investimentos.
Integram a comitiva gaúcha também os secretários da Casa Civil, Artur Lemos, de Parcerias e Concessões, Pedro Capeluppi, a secretária de Inclusão Digital e Apoio às Políticas de Equidade, Lisiane Lemos, o procurador-geral do Estado, Eduardo Cunha da Costa, o chefe de gabinete do governador, Euclides Neto, o líder do governo na Assembleia, deputado Frederico Antunes, o presidente da Assembleia Legislativa, deputado Vilmar Zanchin, e o deputado estadual Rafael Braga.
Texto: Alexandre Farina/Juliano Rodrigues/Secom
Foto: Maurício Tonetto/Secom