A Escola Municipal Célia Irulegui começará a abranger, no segundo semestre deste ano, os alunos da recém-criada Educação de Jovens e Adultos (EJA). Em parceria com o Instituto Federal Sul-riograndense (IFSul), o educandário oferecerá o curso profissionalizante de atendimento e vendas.
A escola municipal é a quarta a oferecer o curso, em parceria com a instituição federal: já fazem parte da parceria as escolas Abreu Fialho, Professor Dias, Saldanha Marinho.
O acordo da nova integrante da parceria foi formalizado na semana passada em uma reunião realizada na escola. Na oportunidade, a coordenadora da EJA no Município, Patrícia Cavalheiro, deu início a reunião e apresentou os professores coordenadores do curso, Giovana Catareli e Eliézer Oliveira.
“Esse curso profissionalizante já formou uma turma no ano passado e tem, neste semestre, a sua segunda turma, que todas as quartas-feiras frequenta aulas no campus local do IFSul e nos outros dias da semana frequenta as aulas normais da modalidade EJA/Ensino Fundamental em suas respectivas escolas”, explica o professor Eliézer Oliveira.
A diretora da Escola, Caren Couto, afirmou que o curso já é do maior interesse de todos os envolvidos. “Com o aumento das escolas parceiras o número de alunos tenderá a crescer e mais pessoas de outros locais do Município terão essa oportunidade de retomada dos estudos do ensino fundamental aliada ao ensino profissionalizante”, frisou.
A estrutura logística do curso permanecerá a mesma que nas outras escolas, um ônibus escolar da Prefeitura passará pelas quatro escolas, levando e trazendo os alunos para o curso no campus do IFSul e a merenda será garantida pelas escolas. O IFSul colocará toda a sua estrutura física, professores e serviços em prol do curso técnico e as escolas municipais seguirão trabalhando com as disciplinas da modalidade de Educação de Jovens e Adultos. Ao final do certamente, os alunos receberão dois diplomas, um de formados em EJA e o outro de Atendimento e Vendas.