seg, 14 de abril de 2025

Variedades Digital | 12 e 13.04.25

TEMPOS DA REUNIÃO DANÇANTE

De cara aviso que esta crônica é para a galera que é jovem há mais tempo, mas todos deveriam compartilhar. Texto para lembrar a época de dançar de rostinho colado nos embalos de sábado à noite em reuniões dançantes usando calças “boca de sino” e cabeção tipo “As Panteras”.
Aos sábados faço uma devassa nos jornais, mas como sou velho – completo 63 anos em junho – gosto de manusear os informativos em papel. Porque aí posso rabiscar, recortar trechos, guardar textos “supimpas”.
No final de semana, como sempre faço, li a crônica de Leandro Karnal a intitulada “Índices de Maturidade”. Recomendo! A “gurizada medonha” vai gostar. Ali ele trata de sinais evidentes de que chegamos à velhice. Me vi em muitos trechos que certamente farão o leitor constatar que também é ”jovem há mais tempo”. E talvez não se deu conta.
Karnal cita que nesta seara da vida estamos mais preocupados com o conforto de um abrigo de moletom do que com jeans “slim” descolado, da moda. Também adverte que preferimos um bate-papo de boteco ou churrasco ao invés de eventos com “gente de papo cabeça”.
Outro sinal evidente da passagem do tempo é a lembrança cada vez mais presente de nossos pais nos mais diversos momentos do cotidiano. Eles estão sempre vivos com seus conselhos, exemplos de vida e orientações que repetiram à exaustão para não sofrêssemos, mas que achávamos ultrapassadas.
Como nem tudo são flores, o avanço da idade impõe riscos. A sinceridade talvez seja mais perigoso que sair à noite sozinho. Afinal, vivemos num mundo que celebra as aparências em detrimento da realidade. Com a experiência de nossos ralos e grisalhos cabelos detectamos enganações, postagens ilusórias e hipocrisia de longe. A vida moderna impõe a nós, guris e gurias mais calejados, freio na língua para não destruir ilusões e amizades acostumadas à ostentação, consumismo e felicidades cultivadas pelas redes sociais.
Karnal escreve que “há muitas formas de lidar com o terço final da experiência”. Envelhecemos todos os dias e nem sempre é cômodo conviver com amarguras. Perdoar, verbo pouco conjugado até os 30 anos, se impõe. Temos pouco tempo e energia para gastar remoendo velhos rancores. Bola pra frente. Não somos mais”uma brasa, mora”, mas temos muito a ensinar!

Gilberto Jasper
Jornalista/[email protected]

Deputado Zucco inicia rodada de conversas com lideranças partidárias, empresarias e ex-governadores sobre o futuro do Rio Grande do Sul

O presidente do PL em Porto Alegre, deputado federal Zucco (PL-RS), que também atua como líder da oposição na Câmara dos Deputados, iniciou nesta semana uma série de encontros com lideranças lideranças partidárias, empresarias e ex-governadores sobre o futuro do Rio Grande do Sul. O primeiro diálogo foi realizado nesta segunda-feira (14), com o deputado federal e presidente estadual do

Inédito – Conheça a representante de Livramento no Miss Rio Grande do Sul 2025/2026

O concurso Miss Rio Grande do Sul 2026 está previsto para o final de maio de 2025. O local do evento ainda não foi definido Por Matias Moura Pela primeira vez na história de Sant’Ana do Livramento haverá uma representante na final do concurso Miss Rio Grande do Sul que enaltece a beleza e o conhecimento da mulher gaúcha. O