sex, 22 de novembro de 2024

Variedades Digital | 16 e 17.11.24

Encerra nesta quarta-feira (3) o prazo para recadastramento de armas no Brasil

O prazo para recadastramento de armas de fogo permitidas e de uso restrito encerra hoje  dia 3 de maio. O decreto nº 11.455, que altera a data-limite, foi  assinado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva e publicado no Diário Oficial desta quarta-feira.

Armamentos adquiridos a partir da edição do Decreto nº 9.785, de 7 de maio de 2019, devem ser cadastrados no Sistema Nacional de Armas (Sinarm) ainda que já constem em outros sistemas. Conforme o mais recente balanço da Polícia Federal, o número de armas recadastradas de uso permitido é de 782.320, e o de armas de uso restrito é de 41.744, totalizando 824.064 – o que representa mais de 80% do total.

Os armamentos que não forem recadastrados estarão sujeitos à apreensão administrativa e serão remetidos à Polícia Federal, enquanto os proprietários poderão responder criminalmente por porte ou posse ilegal de arma.

Novo decreto de armas

O decreto número 11.366, de 1º de janeiro de 2023, suspende os registros para a aquisição e transferência de armas e de munições de uso restrito por caçadores, colecionadores, atiradores (CAC’s) e particulares, reduz de seis para três a quantidade de armas permitida para cidadão comum, suspende a concessão de novos registros de clubes e de escolas de tiro e a concessão de novos registros de colecionadores, de atiradores e de caçadores, proíbe o transporte de arma municiada, a prática de tiro desportivo por menores de 18 anos e reduz de seis para três a quantidade de armas permitidas para o cidadão comum, entre outras.

O documento instituiu, ainda, grupo de trabalho do Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP) responsável pela proposta do novo regramento, que deve ser encaminhado à Presidência da República tão logo o prazo para recadastramento acabe. Até lá, a renovação do registro de armas de uso restrito está suspensa.

Desarmamento

Paralelamente ao recadastramento, está em vigor a campanha do desarmamento, na qual os proprietários ou possuidores de arma de fogo, com ou sem registro, podem entregá-la às instituições credenciadas para destruição, sendo indenizados em valores que variam de R$ 150,00 a R$ 450,00.

Acidente com mortes

Por volta das 16h30 desta sexta-feira (22), no Km 136 da BR-293, em Candiota, ocorreu um acidente envolvendo uma carreta, um caminhão e uma viatura da PRF. Conforme levantamento preliminar, a carreta, que transitava no sentido Pelotas – Bagé, invadiu a pista contrária e colidiu frontalmente com a viatura Ranger da PRF e com um caminhão, que deslocavam no sentido

Informações da missão no Japão liderada pelo Governador Eduardo Leite!

Civilidade, respeito, organização….. Alguns de tanto outros atributos dos Japoneses…. Quando em um dia de chuva, você observa numa rua sem trânsito de carros, todas as pessoas paradas esperando abrir o sinal de pedestre para elas atravessar, você se dá conta o nível de educação e disciplina do povo….. É isso é uma regra geral em todo país…. São por