qua, 2 de abril de 2025

Variedades Digital | 29 e 30.03.25

Check Up vascular Fronteira da Paz: exames poderão ser realizados no Parque Internacional

Na manhã deste sábado (15), a Sociedade Brasileira de Angiologia e Cirurgias Vasculares (SBACV) do Rio Grande do Sul irá proporcionar à população exames vasculares, informativos sobre cuidados com a saúde do coração e prevenção de doenças.

O evento será das 9h às 12h, no Parque Internacional e contará com a presença de equipes da Secretaria Municipal de Saúde, Unimed, Casmer, Santa Casa de Misericórdia e MedSul que fornecerá os aparelhos para realização dos exames, todos focados na orientação da saúde vascular da população da fronteira.

O presidente da divisão estadual da SBACV, Dr. Regis Angnes, explica que a ação é destina para a população que não tem condições de realizar os exames.

“Esse evento tende a mostrar para a população em geral, os problemas vasculares que podem ser rastreados e que podem ser diminuídos os riscos. Serão mais de dez profissionais que estarão presentes. Será distribuído fichas e os exames serão realizados em pessoas acima de 60 anos, que sejam tabagistas, com problemas de diabetes, hipertensas e que tenham problemas de colesterol alto”, explicou o presidente.

O cirurgião vascular que atende na rede de saúde do município, o médico Milton Coronel, salientou que a expectativa é atender o maior número de pessoas possíveis.

“No evento estaremos operando quatro equipes de alta tecnologia de ecodopler para realizar exames naqueles pacientes que a nosso critério tenha indicação de realizar. Então esse paciente vai sair com uma orientação em relação a sua saúde vascular e com os resultados dos exames.  Também serão feitos controles de pressão arterial e determinação do nível de glicemia”, frisou o Milton.

Para a secretária municipal de saúde, Ana Paula Rieffel, a prevenção é o melhor caminho para diminuir os diagnósticos da população. “Aguardamos a população para realizar os exames”, convidou a secretária.

 

Deputado Afonso Hamm apresenta projeto para garantir o funcionamento das Usina Termelétrica de Candiota e Transição Energética Justa

Um novo projeto de lei (PL) 1371/2015, de autoria do deputado federal Afonso Hamm, foi apresentado nesta semana na Câmara dos Deputados. A proposta altera a Lei nº 10.848/2004, visando assegurar a Transição Energética Justa e a sobrevivência socioeconômica das regiões carboníferas do Sul do Brasil, além de fortalecer a segurança energética do setor elétrico brasileiro (SEB). O PL 1371/1025

📌 Café do Instituto Unimed/RS

Participe do Café do Instituto Unimed/RS. O evento contará com Vitelio Brustolin, pesquisador de Harvard e professor de Relações Internacionais da UFF. Colaborador para análises geopolíticas na CNN, Globo, Record e outros. Não perca! 📆 Dia: 24 de abril. ⏰ Horário: 19h. 📍 Local: Casa da Memória Unimed Federação/RS, Rua Santa Terezinha, 263, Porto Alegre. 🔗 Formato: presencial 📧 Inscrição via link: