A viagem internacional dos sonhos está prestes a acontecer. Roteiro definido, hospedagem reservada, passaporte e passagem nas mãos e…ops! Não sabe falar como fará para se comunicar, pois não deu tempo de concluir o curso de inglês e ter fluência no idioma. Porém, conforme o docente de inglês do Senac Santana do Livramento Miguel Rodriguez, mesmo para quem não é fluente na língua inglesa é possível aprender algumas expressões e palavras em pouco tempo.
A dica do teacher é focar nas palavras e frases mais úteis para a situação de viagem. “Como cumprimentos, saudações, pedidos de comida e bebida, pedir direções, etc. Além disso, praticar a conversação é muito importante, mesmo que seja de forma simples e básica”, aconselha.
Miguel conta que uma das melhores maneiras de ampliar a comunicação em hotéis, restaurantes, aeroportos e demais meios de transporte é estudar vocabulário específico para essas situações. “Por exemplo, aprender os nomes dos itens de um menu de restaurante, ou as palavras e frases usadas em um aeroporto, como check-in, baggage claim, boarding pass, etc. Além disso, é importante praticar a pronúncia dessas palavras e frases para se sentir mais confiante ao falar”.
E já que o mundo digital traz tantas facilidades para o dia-a-dia, o docente destaca que existem vários aplicativos que podem ajudar no aprendizado de expressões em inglês como Duolingo, Babbel e Memrise. “Esses aplicativos oferecem aulas e exercícios em diferentes níveis, permitindo que o aluno aprenda algumas frases rapidamente no seu próprio ritmo”, afirma Miguel.
Para facilitar a vida do viajante, o teacher elencou algumas frases e expressões que podem ajudar na comunicação no exterior. Confira:
– Hello, how are you? (Olá, como vai?)
– Could you please help me? (Você poderia me ajudar, por favor?)
– Where is the nearest restaurant? (Onde fica o restaurante mais próximo?)
– How much does this cost? (Quanto custa isso?)
– Excuse me, I don’t speak English very well. (Com licença, eu não falo muito bem inglês.)
– Can you speak more slowly, please? (Você pode falar mais devagar, por favor?)
– I would like to order the steak. (Eu gostaria de pedir o bife.)
– Could I have the bill, please? (Você pode trazer a conta, por favor?)
Para concluir, o docente de inglês destaca que o importante mesmo é falar fluentemente o idioma. “Por isso, aproveite a viagem para praticar a língua inglesa. Fique atento às placas de sinalização, aos avisos, outdoors, menus, ligue a TV, tente se comunicar com o recepcionista do hotel, com vendedores das lojas, com as pessoas nos meios de transporte, por exemplo. E não esqueça: ao retornar para o Brasil, invista no curso de inglês. Afinal, você precisa estar pronto para a próxima viagem internacional”, finaliza.
O Senac Santana do Livramento, assim como várias outras escolas do Senac-RS estão com inscrições abertas para os cursos de Idiomas. Os cursos de idiomas do Senac buscam desenvolver nos estudantes as quatro habilidades linguísticas no idioma: ler, escrever, ouvir e falar. Em cada aula, os estudantes são motivados a falar com o objetivo de desenvolver sua confiança e performance em futuras situações de comunicação. “A metodologia dos cursos de idiomas Senac é a comunicativa, portanto, o aluno começa a praticar o idioma desde a primeira aula, de forma espontânea e divertida”, ressalta o docente.
Além disso, o desenvolvimento de ensino conta com materiais didáticos de qualidade, em parceria com as melhores editoras do mundo, tais como a Macmillan Education e a Cambridge University Press para ter acesso a livros e outros recursos utilizados por estudantes ao redor do planeta. Eles têm qualidade reconhecida internacionalmente e estão de acordo com o Quadro Comum Europeu de Referência para Línguas. O aluno será preparado para fazer um exame internacional no futuro, estudar e/ou trabalhar em uma instituição no exterior. Os materiais não têm custo extra.