qua, 7 de maio de 2025

Variedades Digital | 03 e 04.05.25

Morning Xpress

Setor bancário recupera parte das perdas e índices globais avançam
Germano Rigotto

As ações asiáticas encerraram a quarta-feira em alta, mesma direção apontada pelos futuros em Wall Street, que avançam muito próximos da estabilidade, enquanto os investidores seguem apostando que o pior das consequências globais do setor bancário americano já passou.

O setor financeiro esteve entre os maiores ganhos nesta quarta-feira em Tóquio e Hong Kong, onde o índice Hang Seng subiu acima de 1,5%. As ações dos EUA subiram nesta terça-feira, ajudando a definir o cenário para a mudança de sentimento na Ásia.

Os investidores também vão digerindo uma série de dados econômicos da China, onde as vendas no varejo subiram dentro das expectativas, enquanto a produção industrial veio um pouco abaixo do que o projetado. O aumento das vendas de imóveis forneceu um sinal claramente positivo, refletido em uma alta no índice imobiliário do continente.

O preço dos swaps está de volta à posição para que o Federal Reserve eleve as taxas em 25 pb na próxima semana. O núcleo do índice de preços ao consumidor (CPI), aumentou 0,5% em fevereiro, ligeiramente acima da estimativa mediana de 0,4% e o suficiente para manter a pressão sobre os formuladores de políticas para aumentar as taxas.

Comentários de empresas de classificação do setor financeiro enfatizaram que o mesmo provavelmente permanecerá frágil após as maiores falências de bancos americanos desde a crise financeira de 2008.

A Moody’s Investors Service cortou suas perspectivas sobre o setor logo após o trio de colapsos bancários nos últimos dias.

Entre as commodities, o petróleo subiu em relação ao fechamento mais baixo em três meses, com os traders avaliando as perspectivas para a demanda.

Por aqui, o Senado Federal aprovou, nesta terça-feira, seu requerimento para a realização de uma sessão de debates com o tema “juros, inflação e crescimento”. Serão convidados para o encontro os ministros Fernando Haddad (Fazenda) e Simone Tebet (Planejamento), o presidente do Banco Central (BC), Roberto Campos Neto, além de economistas ilustres e presidentes de confederações do setor produtivo nacional. O requerimento é de autoria do próprio presidente da Casa, Rodrigo Pacheco (PSD-MG).

“É um tema muito movimentado no País atualmente, com discussões que por vezes ensejam muitas divergências”, disse Pacheco durante a apresentação da medida. Para ele, é preciso retirar conclusões técnicas para o avanço da discussão. “É o desejo de todos, inclusive do Banco Central, não tenho dúvida, que é a redução da taxa de juros no País”, concluiu.

Foram convidados o ex-presidente do BC Armínio Fraga; o presidente da Federação Brasileira de Bancos (Febraban), Isaac Sidney Menezes Ferreira; o diretor-presidente da Confederação Nacional das Instituições Financeiras, Rodrigo Maia; um representante da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp), presidida por Josué Gomes da Silva; representantes da Confederação Nacional da Indústria, da Confederação Nacional do Trabalho, da Confederação Nacional do Comércio, do Instituto Brasileiro de Política e Direito do Consumidor, da Associação Brasileira de Desenvolvimento e de três economistas indicados por Pacheco: Marcos Lisboa, Carlos Viana de Carvalho e Bruno Funchal.

Operación “Tordos” desarticuló “red” de contrabando de cigarros en Rivera

Entre los detenidos hay efectivos policiales En la jornada de este miércoles 7 de mayo del corriente año los integrantes de la Regional Norte de la Dirección de Investigaciones de la Policía Nacional (DIPN) pusieron en marcha la denominada operación “Tordos”, la cual luego de un intenso trabajo de inteligencia policial, tenía como objetivo la desarticulación de una “red” de

Lorenzoni propõe que comissão pela recuperação do RS reivindique também tributação diferenciada para MPEs atingidas

Nesta quarta-feira (07/10), o deputado Rodrigo Lorenzoni participou de audiência pública na Câmara Federal, em Brasília, sobre a situação dos municípios gaúchos um ano após as enchentes de 2023/2024. A audiência, requerida pela Comissão Externa sobre Danos Causados pelas Enchentes no Rio Grande do Sul, teve as participações do Secretário Federal da Reconstrução no RS, Maneco Hassen, do Secretário Executivo