qua, 8 de janeiro de 2025

Variedades Digital | 04 e 05.01.25

Morning Xpress

Ações asiáticas registram 4ª queda semanal consecutiva Futuros em NY recuam
Germano Rigotto

As ações asiáticas encerraram a sexta-feira em queda (exceção ao índice Nikkei, no Japão), mesma direção apontada pelos futuros em Wall Street, com os investidores aguardando dados importantes para obter pistas sobre a campanha de aumento de juros do Federal Reserve.

A sexta-feira marca a divulgação do índice de gastos de consumo pessoal – o indicador de preço preferido do Fed – que deve mostrar aceleração em meio a receitas robustas e crescimento de gastos.

Na Ásia, o indicador de ações da MSCI para a região, se encaminha para a quarta queda semanal consecutiva, a mais longa sequência de perdas desde setembro. As ações de tecnologia listadas em Hong Kong lideraram a queda após os resultados da gigante do comércio eletrônico Alibaba Group, que deixou os analistas cautelosos quanto às perspectivas de receita da empresa.

O mercado japonês foi destaque no continente, com os dados de sexta-feira mostrando a aceleração da inflação, com o candidato do governo para ser o próximo presidente do banco central enfrentando seu primeiro interrogatório no parlamento.

Kazuo Ueda disse aos legisladores que a flexibilização da atual política monetária é apropriada, mas acrescentou que o banco central pode avançar para a normalização se uma inflação estável de 2% entrar no horizonte.

Nos EUA, a aceleração mostrada pelo índice PCE se somou a uma série de números desfavoráveis ​​que reforçam a hipótese de o banco central manter as taxas em 5,25% por algum tempo. O benchmark atual se encontra em uma faixa entre 4,5% e 4,75%.

Entre as commodities, o petróleo vai ampliando o avanço verificado na quinta-feira, quando quebrou sua mais longa sequência de perdas desde dezembro.

Por aqui, a equipe econômica sinalizou que o governo deve voltar a cobrar os impostos federais sobre combustíveis em março. A medida provisória (MP) que desonera PIS e Cofins sobre a gasolina e o álcool, editada no governo Bolsonaro e prorrogada pelo presidente Lula, encerra no dia 28 de fevereiro. Após isso, a gasolina deverá aumentar em R$ 0,68 por litro nos postos, segundo cálculos da Associação Brasileira dos Importadores de Combustíveis (Abicom).

Na quarta-feira, 22, em entrevista ao Estadão, Gabriel Galípolo, Secretário Executivo da Fazenda, afirmou que, até agora, a decisão é pela reoneração.

“A informação que nós temos hoje é de que sim, a desoneração termina agora no dia 28″, disse. “No momento, como está no ponto de vista legal, no dia 28 se encerra o subsídio sobre gasolina. É isso que a gente tem colocado no momento. Mas sempre essas avaliações são considerando uma série de outras perspectivas para além da econômica”, afirmou.

Já o presidente da Petrobras, Jean Paul Prates, deve se encontrar com Lula nesta sexta-feira para debater o tema.

Inicia nueva campaña de vacunación contra el COVID-19

La inmunización será con la vacuna de Pfizer y tendrá como objetivo a los grupos de riesgo El Ministerio de salud Pública (MSP) comenzará el lunes 13 de enero una nueva instancia de vacunación contra el SARS-CoV-2, virus causante de la enfermedad covid-19, que desatara una pandemia en el comienzo de la corriente década. El fármaco utilizado será el Comirnaty

Hombre de 47 años de edad es buscado en Rivera

Las autoridades policiales una vez más solicitan la colaboración de la población en general, en esta oportunidad para poder dar con el paradero de un hombre de 47 años que desde principio de año falta de su hogar. Según información periodística que posee A Plateia en español, la persona buscada es, Luis Antonio Miranda Fleitas, quien falta de su casa