qua, 7 de maio de 2025

Variedades Digital | 03 e 04.05.25

DEITAR E DORMIR

Contrário ao egoísmo dos tempos atuais cresce a quantidade de voluntários. É uma legião que cansou de esperar pelas “autoridades competentes” e de reclamar contra a ineficiência daqueles que deveriam ter soluções. Os voluntários não buscam manchetes, caçam likes e curtidas e notoriedade com demagogia para propagandear seus feitos.
Voluntariado é uma relação humana que consiste no exercício de um trabalho não remunerado, realizado com o objetivo de colaborar com a comunidade, e com as pessoas que a compõem. Segundo a Organização das Nações Unidas (ONU), “o voluntário é o jovem ou o adulto que, devido ao seu interesse pessoal e ao seu espírito cívico, dedica parte do seu tempo, sem remuneração alguma, a diversas formas de atividades, organizadas ou não, de bem-estar social ou outros campos.
É comum vermos mobilizações em épocas específicas que reúnem muitas pessoas. Isto acontece com ênfase na Páscoa e nas festas de final de ano. Nestas datas o espírito solidário se apodera das pessoas que se lembram dos que mais precisam. Passadas estas datas, no entanto, há um esvaziamento das atividades.
Nos últimos anos nota-se um comprometimento cada vez maior de cidadãos, empresas, instituições públicas e privadas. O “balanço social” é atividade formal a cada final de exercício. O fenômeno da pandemia, que assolou o mundo em 2020 e 2021, quebrando milhões de empresas e dizimando empregos, fez a covid turbinar a pobreza, escancarar a miséria e tornar pública a situação sub-humana de milhões de brasileiros.
Os auxílios pagos ao longo da pandemia foram fundamentais para a sobrevivência de uma legião que passa dificuldades, mas estão longe de ser solução. Tornaram-se instrumento demagógico de governantes que não querem solução definitiva. Manter os miseráveis dependentes é o segredo de falsos líderes.
Indiferentes à ação oficial, voluntários saem de casa em vários dias. Mobilizam suas redes sociais para arrecadar comida, mantimentos, roupas, medicamentos, empregos, material de construção e até vagas em escolas. A networking – a moderna agenda de nomes e contatos amigos – serve para ajudar e não ostentar nas redes. Este é o caminho de pessoas que deitam e dormem sem problemas de consciência.

Gilberto Jasper
Jornalista/gilbertojasper@gmail.com

Operación “Tordos” desarticuló “red” de contrabando de cigarros en Rivera

Entre los detenidos hay efectivos policiales En la jornada de este miércoles 7 de mayo del corriente año los integrantes de la Regional Norte de la Dirección de Investigaciones de la Policía Nacional (DIPN) pusieron en marcha la denominada operación “Tordos”, la cual luego de un intenso trabajo de inteligencia policial, tenía como objetivo la desarticulación de una “red” de

Lorenzoni propõe que comissão pela recuperação do RS reivindique também tributação diferenciada para MPEs atingidas

Nesta quarta-feira (07/10), o deputado Rodrigo Lorenzoni participou de audiência pública na Câmara Federal, em Brasília, sobre a situação dos municípios gaúchos um ano após as enchentes de 2023/2024. A audiência, requerida pela Comissão Externa sobre Danos Causados pelas Enchentes no Rio Grande do Sul, teve as participações do Secretário Federal da Reconstrução no RS, Maneco Hassen, do Secretário Executivo