sáb, 1 de fevereiro de 2025

Variedades Digital | 01 e 02.02.25

“É muito rápida a absorção dele”, alerta veterinária sobre veneno utilizado em cães

Carina Viana atenta sobre cuidados com os animais domésticos nos próximos dias
A segunda-feira (23) encerrou com mais uma manifestação cobrando respostas das autoridades policiais sobre os envenamentos que vem acontecendo nos últimos meses em Sant’Ana do Livramento, vitimando até o momento mais de 40 cães. A médica veterinária Carina Viana, que vem atendendo nas últimas semanas casos de cães envenados faz alerta sobre o tipo de veneno que vem sendo utilizado e sobre os cuidados que devem ser tomados até que as investigações acabem e se saiba a autoria desses crimes. “O pessoal que tem o seu pet em casa, que redobrem os cuidados não deixando sair sozinhos para fazer suas necessidades. Como não temos noção do veneno, não deixem eles pisarem na grama, pois esse veneno é absorvido pelas patinhas, ou seja, não precisa o animal ingerir. É muito impressionante a forma como atua, é muito rápida a absorção dele”, explicou. Ainda na segunda- feira, a médica veterinária foi até a Policia Civil depor e relatar sobre os atendimentos e tratamentos que vem utilizado nos cães e a confirmação de que se trata de um veneno letal e rápido. “É uma questão super delicada, que as pessoas precisam tomar consciência. Foi pra relatar o que aconteceu com a Macarena, uma das únicas sobreviventes que está lutando ainda sobre vida, em estado grave. Certamente foi um veneno muito forte, não é um veneno de uso doméstico e bem letal”, relatou a médica. A Polícia Civil solicita a comunidade santanense que repasse informações sobre o envenamentos de cães e gatos para os telefones 197 ou 3242-2129. A denúncia será tratada como sigilo tanto dos denunciantes quanto das informações prestadas.
Reprodução.

A segunda-feira (23) encerrou com mais uma manifestação cobrando respostas das autoridades policiais sobre os envenenamentos que vem acontecendo nos últimos meses em Sant’Ana do Livramento, vitimando até o momento mais de 40 cães.

A médica veterinária Carina Viana, que vem atendendo nas últimas semanas casos de cães envenenados faz alerta sobre o tipo de veneno que vem sendo utilizado e sobre os cuidados que devem ser tomados até que as investigações acabem e se saiba a autoria desses crimes.

“O pessoal que tem o seu pet em casa, que redobrem os cuidados não deixando sair sozinhos para fazer suas necessidades. Como não temos noção do veneno, não deixem eles pisarem na grama, pois esse veneno é absorvido pelas patinhas, ou seja, não precisa o animal ingerir. É muito impressionante a forma como atua, é muito rápida a absorção dele”, explicou.

Ainda na segunda- feira, a médica veterinária foi até a Policia Civil depor e relatar sobre os atendimentos e tratamentos que vem utilizado nos cães e a confirmação de que se trata de um veneno letal e rápido.

“É uma questão super delicada, que as pessoas precisam tomar consciência. Foi pra relatar o que aconteceu com a Macarena, uma das únicas sobreviventes que está lutando ainda sobre vida, em estado grave. Certamente foi um veneno muito forte, não é um veneno de uso doméstico e bem letal”, relatou a médica.

A Polícia Civil solicita a comunidade santanense que repasse informações sobre o envenamentos de cães e gatos para os telefones 197 ou 3242-2129. A denúncia será tratada como sigilo tanto dos denunciantes, quanto das informações prestadas.

Acompanhe na integra a entrevista feita pelo repórter Yuri Cardoso.