A Prefeitura de Sant’Ana do Livramento deve decretar situação emergência por causa da estiagem no município, nas próximas horas. A informação foi confirmada pelo chefe da Defesa Civil do Município, Ademir Pacheco, na manhã desta quarta-feira (18). Em parceria com diversas entidades do setor agropecuário, Ademir reuniu dados que sobre os impactos da falta de chuva no interior do município.
Segundo as informações colhidas, Livramento teve menos 900mm de chuva no acumulado dos últimos 12 meses. O déficit já gera um prejuízo de mais de R$ 50 milhões, somente na produção de milho, na cidade. O setor leiteiro também sofre o impacto, com uma perda de R$ 1,6 milhão.
Ademir destaca que o decreto possibilitará que os produtores do município possam renegociar suas dívidas e que haja a preparação para o próximo ano. “Os produtores precisam desse decreto para poder se reestruturar para que não aconteça no ano que vem. Temos que estruturar o município com açudes e poços para que não volte a acontecer isso no ano que vem”, afirmou.
O decreto já está em edição na Secretaria Municipal de Administração e deve ser publicado no Diário Oficial desta quinta-feira (18).